Graças ao software que faz gestão semafórica e permite sincronizar os equipamentos, o Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Urbanismo está ajustando os ciclos dos semáforos das principais vias da cidade. Os técnicos fizeram um curso no começo deste ano para utilizar o programa e já começaram a implementar a mudança.
O semáforo sincronizado funciona com o sinal verde em sequência, permitindo ao motorista trafegar sempre com o sinal aberto, se andar na velocidade exigida de maneira constante. Esse alinhamento pode trazer alguns benefícios como diminuir o tráfego nos cruzamentos evitando bloqueio nesses locais, reduz o desperdício de combustível e ainda previne acidentes – considerando que os motoristas respeitem os limites de velocidade e a sinalização semafórica.
Já foram sincronizados os sinaleiros da Avenida das Araucárias (trecho entre a Avenida dos Pinheirais e Rua Dr. Valério Sobânia), Avenida Carlos Hasselmann (trecho entre a Rua Francisco Dranka e Rua Alberto Karas), Avenida Victor do Amaral (trecho entre Rua Heitor Alves Guimarães e Rua Rodolpho Hasselman), Rua São Vicente (trecho entre a Rua Alfred Charvet e Rua Heitor Alves Guimarães), Rua Miguel Bertolino Pizzatto (trecho entre a Rua Pedro Druszcz e Rua Pref. Odorico Franco Ferreira). Gradualmente, outros pontos da cidade serão contemplados.