Desde a última quarta-feira, 2 de janeiro, a Prefeitura de Araucária passou a adotar um novo sistema de emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFSe) e de escrituração fiscal. O novo sistema permite realizar as emissões de NFSe, escrita fiscal e guias de recolhimento em um único local. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (SMFI), a modernização do software, além de facilitar o cumprimento das obrigações legais, também evita as instabilidades que ocorriam com o antigo sistema.
Ainda conforme a SMFI, em função desta mudança, a numeração das notas fiscais será reiniciada para o número 1, alterando-se a série que passará de “E” para “E1” (código 1). Este código servirá para os emissores que utilizam o sistema próprio e transmitem as notas fiscais via WebService.
Na página da NFSe (www.nfs-e.net/fiscalweb.php – link disponível no site da Prefeitura) há um menu com o botão “Manuais”, o qual possui manuais de instrução para o uso do sistema, bem como para a integração via WebService. No botão “Como emitir NFSe” há um vídeo explicativo de como efetuar a emissão das notas fiscais.
Ainda segundo a SMFI, o novo sistema utiliza um vínculo entre os códigos CNAE e códigos de serviço. Logo, a empresa que não possuir seu alvará atualizado com os códigos CNAE correspondentes aos códigos de serviços não poderá emitir notas fiscais para estes serviços, e tão somente para aqueles constantes no Alvará.
Treinamento
Aos contadores e demais interessados, a Prefeitura ofertará um treinamento sobre o sistema nos dias 11 e 14 de janeiro. Serão dois horários disponíveis por dia, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. O link para se inscrever para o treinamento é o goo.gl/forms/A4utzcAz4soGonW73 . As informações sobre as inscrições também serão enviadas aos e-mails cadastrados junto à SMFI.
Acesso
Todas as empresas que já possuem acesso ao sistema anterior e ao sistema de emissão de NFSe manterão os acessos. Basta acessar o novo link: www.nfs-e.net/fiscalweb.php . Para o primeiro acesso a empresa deverá informar o número do CNPJ e a senha padrão 123456789. Após acessar, será possível efetuar a alteração desta senha. O bloqueio de pop-up do seu navegador precisa estar desabilitado.
Para os contadores que atuam em outros municípios ou aqueles que possuem clientes em cidades da região metropolitana, como Campo Largo e Pinhais (cidades que utilizam este mesmo sistema), não é necessário logar com a senha padrão, mas sim com a senha já utilizada no acesso ao sistema.
Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio os emails issqn@araucaria.pr.gov.br ou suporte.nfse@aaucaria.pr.gov.br ou pelos telefones 3614-1776/ 3614-1765.
Texto: Secretaria de Comunicação Social de Araucária com alterações