Compartilhe esta notícia

Prefeitura promete emitir alvará em 48h
Novo site promete acabar com a burocracia para se abrir uma empresa

Desde o dia 30 de abril o processo de abertura de novas empresas em Araucária é feito exclusivamente pela internet, por meio do site Empresa Fácil (www.empresafacil.pr.gov.br), uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal, Junta Comercial, Governo do Estado e da Prefeitura. O objetivo do sistema é simplificar a vida do empreendedor. Inclusive, a promessa da Secretaria Municipal de Finanças (SMFI) é que num prazo de 48 horas o empresário já esteja com seu alvará de funcionamento provisório em mãos.


Se der certo, o Empresa Fácil vai acabar com uma das maiores reclamações dos escritórios de contabilidade de Araucária, que é o verdadeiro calvário que sempre foi conseguir abrir uma nova empresa na cidade. Conforme informações do secretário municipal de Finanças, Sidney Azarias Inácio, essa desburocratização só está sendo possível porque o Município aderiu à REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). “Somos uma das 22 cidades do Paraná que aderiram à esta Rede e, com ela, queremos otimizar o trabalho da Secretaria de Finanças e também possibilitar que o empresário local perca menos tempo bom com burocracia e ganhe mais tempo para cuidar do seu negócio, gerando mais dividendos para ele e também para o Município”, explicou.

Ainda conforme o secretário, as únicas empresas que não terão seus alvarás provisórios em até 48 horas são aquelas enquadradas como sendo de alto risco, como postos de gasolina, unidades de saúde e outras. “Este tipo de empresa, porém, é a minoria das abertas anualmente em Araucária. Nossa estimativa é de que 80% dos alvarás solicitados dizem respeito a atividades de baixo risco, que poderão ter seus alvarás de funcionamento em até dois dias, sendo que as vistorias prévias referentes a essas atividades serão realizadas posteriormente à abertura da empresa, permitindo o funcionamento imediato das firmas”, acrescentou.

Serviço

Outras informações sobre como utilizar o site Empresa Fácil podem ser obtidas pelo telefone 3614-1556 ou pessoalmente no Espaço Cidadão, que fica no prédio central da Prefeitura.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: REPRODUÇÃO

Compartilhe esta notícia
2 thoughts on “Prefeitura promete emitir alvará em 48h”
  1. Não vou elogiar que é pra não estragar… Esperar estar funcionando pra ver como que vai rolar.

Comments are closed.