Procura pela biometria está abaixo do esperado

Cartório Eleitoral mobilizou mega estrutura para o recadastramento
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Cartório Eleitoral mobilizou mega estrutura para o recadastramento
Cartório Eleitoral mobilizou mega estrutura para o recadastramento

Passados praticamente dois meses do início do processo de recadastramento dos eleitores de Araucária menos de 30% dos araucarienses compareceram ao Cartório Eleitoral da cidade para a coleta de suas impressões digitais.

O índice é considerado baixo pela chefe do Cartório Eleitoral, Yna Honda, que teme que os eleitores estejam deixando para fazer o recadastramento nos últimos dias do prazo estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que pode ocasionar muitas filas. “O prazo termina somente em 30 de março, mas é importante que as pessoas venham o quanto antes, até para evitar filas ou, talvez, não conseguir fazer o recadastramento, o que a impedirá de votar nas eleições de 2016”, avisa.

O alerta de Yna se dá porque, segundo o estipulado pelo TRE, todos os eleitores que não fizerem o recadastramento no período estipulado terão seus títulos cancelados e, além de não poder votar no ano que vem, ainda ficam suscetíveis a uma série de sanções previstas na legislação brasileira.

Araucária tem atualmente cerca de cem mil eleitores. Ou seja, setenta mil ainda não fi­zeram o recadastramento, que leva apenas alguns minutos para ser concluído. “Nossa meta era atender em torno de mil pessoas por dia, porém a procura tem ficado bem abaixo disso. Preparamos uma estrutura com noventa pessoas trabalhando nesta força tarefa, com 29 guichês de atendimento e os eleitores simplesmente estão deixando para última hora e isso não é nada bom”, enfatiza Yna.

Horário

As pessoas que ainda não fizeram o recadastramento devem procurar o Cartório Eleitoral da cidade de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, portando os seguintes documentos pessoais: documento de identidade com foto (RG, carteira de motorista, passaporte), o título de eleitor, o CPF (que é opcional) e um comprovante de residência dos últimos três meses. “No processo de recadastramento, iremos colher a impressão digital dos dez dedos das mãos do eleitor, fazer uma foto e colher a sua assinatura”, explica. Também quando for fazer o recadastramento, o eleitor poderá – caso queira – alterar o seu local de votação para um local mais perto de casa ou algo assim.

Recadastramento é obrigatório

Os eleitores que precisarem se ausentar do trabalho para fazer o recadastramento não poderão ter o dia descontado pelo empregador. “Por ser uma obrigação prevista na legislação eleitoral, o empregador não pode descontar ou mesmo dar falta ao funcionário que for fazer o recadastramento. Para tanto, o funcionário precisa solicitar essa declaração de comparecimento no Cartório Eleitoral e apresentar ao seu patrão”, explica Yna.

Serviço

Para quem ainda não sabe, o Cartório Eleitoral fica na rua Francisco Dranka, nº 1079, no Vila Nova, bem próximo ao Fórum da cidade. Se você for ao local de ônibus basta ir até o terminal Central e pegar o Li­nhão 2 ou o Circular Olímpico.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE