Projeto quer trocar óleo usado por sabão
Autora do projeto de lei foi a vereadora Adriana Cocci

A Câmara de Araucária aprovou na segunda-feira, 29 de abril, em segunda votação, um projeto de lei que cria no Município um programa de troca de óleo de cozinha usado por sabão vegetal. Denominado de Água Limpa, a proposição foi uma iniciativa da vereadora Adriana Cocci (PTN).

De acordo com o texto aprovado pelos edis, a cada dois litros de óleo residual de cozinha, a pessoa terá direito a uma barra de sabão vegetal de duzentas gramas, sendo que caberá a Prefeitura contratar uma empresa ou instituição para processar o óleo recolhido e transformá-lo em pedras de sabão, que serão distribuídos de forma gratuita.

A vereadora ainda previu no projeto de lei que o gerenciamento do programa será feito por meio de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Governo, cabendo a este último, por meio da assessoria de desenvolvimento comunitário a criação dos pontos de troca de óleo por sabão junto às associações de moradores da cidade.

Sanção
O texto aprovado esta semana segue agora para sanção do prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB), que, após publicar a lei, terá sessenta dias para regulamentar o programa.