Pesquisar
Close this search box.

Quase duzentos disputam eleição de vereador

Foto: arquivo O Popular
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Onze cadeiras estão em disputa. Destas, pelo menos quatro com certeza terão novos donos, já que são ocupadas por vereadores que não estão disputando a reeleição. São eles: Alex Nogueira (PSDB), Adriana Cocci (PTN), Clodoaldo Pinto Junior (PROS) e Pedrinho da Gazeta (PMDB).
Onze cadeiras estão em disputa. Destas, pelo menos quatro com certeza terão novos donos, já que são ocupadas por vereadores que não estão disputando a reeleição. São eles: Alex Nogueira (PSDB), Adriana Cocci (PTN), Clodoaldo Pinto Junior (PROS) e Pedrinho da Gazeta (PMDB).

O sistema de divulgação de candidatura da Justiça Eleitoral mostra que Araucária teve 188 pedidos de registro de candidatura a vereador nestas eleições municipais.

O número ainda pode mudar nos próximos dias em razão de eventuais pedidos de desistência ou mesmo substituição de candidatos por suas coligações. É preciso esperar ainda a análise pela Justiça Eleitoral quanto à regularidade dessas candidaturas, já que pode haver pedidos de impugnação tanto pelo Ministério Público Eleitoral ou outros candidatos. Além disso, o postulante ao cargo também pode não ter apresentado a documentação necessária para ter seu registro deferido.

Os 188 candidatos que registraram seus pedidos estão divididos em oito coligações diferentes. Há ainda duas chapas puras de postulantes a vereador. Uma formada pelo PRTB e a outra pelo PT. O primeiro lançou doze candidatos, sendo sete homens e cinco mulheres. Já a chapa petista tem treze postulantes, dos quais seis são mulheres e sete homens.

Das coligações proporcionais, a que reuniu mais partidos é a PRB/PR/PPS/PMN/ PC do B /PT do B. Juntas, as seis siglas têm 22 candidatos, o máximo permitido pela legislação eleitoral, sendo sete mulheres e quinze homens. Por sua vez, a coligação PSD/PRP/PEN tem 22 candidatos: sete mulheres e quinze homens. A chapa PSL/PP também tem 22 candidatos, dos quais sete são do gênero feminino e quinze do masculino. O grupo PTB/ PV/PSDB é outro com 22 interessados em ser vereador, dos quais quinze são homens e sete mulheres.

Já a coligação composta por PDT/DEM/PTC/PPL também tem 22 candidatos, dos quais sete são mulheres e quinze homens. A chapa PMDB/PSB tem treze integrantes. Destes, quatro são mulheres e nove homens. Já a coligação PTN/PMB/PROS é outra com 22 candidatos, sete mulheres e quinze homens. Já a chapa REDE/PSDC/PHS tem dezoito candidatos. Destes, doze são homens e seis mulheres.

Como em toda eleição Brasil afora, a de Araucária também tem uma ala dedicada a candidatos com nomes, no mínimo curiosos. Por aqui, por exemplo, temos a Polaca do Bar, o Paulista, o Alex Diabão, o Repolho, a Terê Preta, o Clodoaldo do Bem, o Almir Nesse eu Confio, o Véio do Monaliza, o Grilo, o Lobão, o Primo, o Pimenta, entre outros. Na relação na página ao lado, você confere o nome que aparecerá na urna de todos os candidatos, bem como seus partidos e as coligações às quais pertencem.
09 - geral cor copy
Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: Arquivo O Popular