Resultado do Enem pode ser usado no exterior

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Além de ser uma importante porta de entrada para universidades brasileiras, exame também ajuda quem deseja estudar fora
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de ser uma ferramenta importante para entrar em universidades públicas e privadas no Brasil, também pode ser usado em alguns países na Europa e América do Norte.
Portugal é um dos principais destinos que aceitam a nota do Enem para entrada em universidades. Os pré-requisitos são: atingir ao menos 600 pontos e não ter passaporte europeu, além da documentação específica de cada instituição. Canadá, Estados Unidos e Reino Unido também estão entre os países que já aceitam o resultado do Enem. Nesses locais, as exigências variam, como a University of Hertfordshire no Reino Unido, que pede o mínimo de 65% de acerto na prova, por exemplo.

Preparação desde cedo
Para quem já sonha ir para o exterior desde cedo, existem algumas opções de ensino desde cedo. A coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos, aconselha que crianças menores comecem desde cedo a ter contato com a língua e cultura inglesa. “Por meio de aulas diárias de inglês, o aluno aprende em inglês e não somente o idioma. Isso traz uma dinâmica diferente para o aprendizado e também para o desenvolvimento da criança”, explica.

Como utilizar o Enem em universidades internacionais?
Utilizar a nota do Enem para o processo de seleção no exterior trouxe muitos benefícios para os estudantes brasileiros. Um deles é não precisar fazer outros exames de admissão. Existe a possibilidade de utilizar o Enem no lugar do SAT, uma avaliação aplicada nos Estados Unidos para medir os conhecimentos dos candidatos. Em outras instituições, o Enem pode ser utilizado como algo complementar. “É recomendável que o aluno faça os dois exames. Depois, pode escolher a opção em que teve a maior nota”, aconselha Rosangela. Porém, é importante lembrar que o processo de aplicação varia dependendo da universidade.

Confira as universidades internacionais que aceitam o Enem:

Estados Unidos
New York University; Northeastern University e Temple University

Canadá
Toronto University e Humber College

Reino Unido
Oxford University e Bristol University

Irlanda
University College Cork

Portugal
Universidade de Coimbra; Universidade de Lisboa; Universidade de Madeira e Universidade de Aveiro

Resultado do Enem pode ser usado no exterior

Publicado na edição 1320 – 14/07/2022

Compartilhar
PUBLICIDADE