Araucária PR, , 16°C

Resultado do Enem pode ser usado no exterior

Além de ser uma importante porta de entrada para universidades brasileiras, exame também ajuda quem deseja estudar fora
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de ser uma ferramenta importante para entrar em universidades públicas e privadas no Brasil, também pode ser usado em alguns países na Europa e América do Norte.
Portugal é um dos principais destinos que aceitam a nota do Enem para entrada em universidades. Os pré-requisitos são: atingir ao menos 600 pontos e não ter passaporte europeu, além da documentação específica de cada instituição. Canadá, Estados Unidos e Reino Unido também estão entre os países que já aceitam o resultado do Enem. Nesses locais, as exigências variam, como a University of Hertfordshire no Reino Unido, que pede o mínimo de 65% de acerto na prova, por exemplo.

Preparação desde cedo
Para quem já sonha ir para o exterior desde cedo, existem algumas opções de ensino desde cedo. A coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos, aconselha que crianças menores comecem desde cedo a ter contato com a língua e cultura inglesa. “Por meio de aulas diárias de inglês, o aluno aprende em inglês e não somente o idioma. Isso traz uma dinâmica diferente para o aprendizado e também para o desenvolvimento da criança”, explica.

Como utilizar o Enem em universidades internacionais?
Utilizar a nota do Enem para o processo de seleção no exterior trouxe muitos benefícios para os estudantes brasileiros. Um deles é não precisar fazer outros exames de admissão. Existe a possibilidade de utilizar o Enem no lugar do SAT, uma avaliação aplicada nos Estados Unidos para medir os conhecimentos dos candidatos. Em outras instituições, o Enem pode ser utilizado como algo complementar. “É recomendável que o aluno faça os dois exames. Depois, pode escolher a opção em que teve a maior nota”, aconselha Rosangela. Porém, é importante lembrar que o processo de aplicação varia dependendo da universidade.

Confira as universidades internacionais que aceitam o Enem:

Estados Unidos
New York University; Northeastern University e Temple University

Canadá
Toronto University e Humber College

Reino Unido
Oxford University e Bristol University

Irlanda
University College Cork

Portugal
Universidade de Coimbra; Universidade de Lisboa; Universidade de Madeira e Universidade de Aveiro

Resultado do Enem pode ser usado no exterior

Publicado na edição 1320 – 14/07/2022

Leia outras notícias