Araucária PR, , 20°C

Reunião discute violência na região do Tupy
Encontro aconteceu na Escola Balbina Pereira de Souza

Representantes de instituições públicas da região do Campina da Barra se reuniram na sexta-feira da semana passada, 22 de novembro, para discutir os casos de violência enfrentados por moradores deste local em seu dia a dia. O encontro aconteceu na Escola Municipal Balbina de Souza.

O objetivo da reunião era discutir com as secretarias de Segurança Pública, Educação, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, Assistência Social, Trabalho e Emprego, Saúde, Gestão de Pessoas e Planejamento, além do Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e Adolescente e dos conselhos escolares das escolas e Cmeis da região uma carta aberta elaborada pela Rede Proteção Tupy, onde estão elencadas sugestões de ações a serem tomadas no enfrentamento da violência na região.

A conversa, porém, não foi muito produtiva, já que a maioria das entidades que haviam sido convidadas pela Rede Proteção Tupy não deu as caras. Apenas o secretário de Educação, Ronaldo Assis Martins, apareceu e as pastas de Planejamento e Cultura e Turismo mandaram emissários. Diante da falta de quorum, Ronaldo se comprometeu com os integrantes da Rede em viabilizar um encontro com os secretários municipais na Prefeitura de Araucária. O bate-papo ficou agendado para terça-feira da semana que vem, 3 de dezembro, às 9h.

Integrantes
A Rede Proteção Tupy reúne dez instituições. São três escolas: Pedro Biscaia, Balbina de Souza e Maria Aparecida; três Cmeis: Santa Clara, Tupy e Campina da Barra; além da Casa da Criança Tupy, do CRAS Tupy e do Centro de Saúde São José. O grupo se reúne pelo menos uma vez por mês desde janeiro e nestes encontros discutem os problemas enfrentados por cada um no atendimento à comunidade. Foi justamente desta troca de experiências que surgiu a idéia de elaborar a carta aberta, pois as dificuldades enfrentadas por elas eram muito parecidas e careciam de uma reação integrada. “Identificamos os problemas e os órgãos que precisam se envolver em seu enfrentamento, pois só com a interação e o fortalecimento de todos é que poderemos transformar esta realidade”, destacou Hector Burnagui, diretor da Escola Pedro Biscaia.

Publicação
Em nossa próxima edição, terça-feira, 3 de dezembro, mesmo dia da reunião Prefeitura, publicaremos, em nossa página onze, a íntegra da carta aberta elaborada Rede Integrada Tupy.
 

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul