Sede do Projeto Garoto Cidadão é repaginada

Após a revitalização, a casa ganhou um visual mais moderno e atrativo
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Após a revitalização, a casa ganhou um visual mais  moderno e atrativo
Após a revitalização, a casa ganhou um visual mais moderno e atrativo

Um mutirão de voluntários levou benfeitorias às ins­talações do Projeto Garoto Cidadão, que é mantido pela Fundação CSN, em parceria com o poder público. A ação aconteceu no dia 3 de setembro e reuniu 60 pessoas, entre integrantes da FCSN, da Prefeitura, pais dos educandos e pessoas da comunidade. Eles realizaram serviços de revitalização, como o plantio de mudas de flores e jardinagem, pintura, desenhos nas paredes, instalação de cortinas e acessórios e organização da biblioteca.

Mas todo o esforço dos volun­tários não ficou apenas num simples agradecimento. Na quinta-feira, dia 8, uma cerimônia de comemoração marcou a primeira ação do Programa Voluntário Cidadão. “Foi uma grande festa para toda a comunidade, reunimos cerca de 450 pessoas. A orquestra dos 52 meninos e meninas que participam do projeto apresentaram quatro canções, como forma de brindar com os convidados, o novo visual da casa”, disse a coordenadora do projeto Garoto Cidadão de Araucária, Lena Inocêncio.

Orquestra dos educandos emocionou o público que compareceu à cerimônia
Orquestra dos educandos emocionou o público que compareceu à cerimônia

Segundo ela, também participaram da festa o gerente geral da Fundação CSN de São Paulo, André Leonardi Snardi; o gerente geral da CSN Araucária, Helton Fogaça Weiss; o promotor da Infância e Juventude, David Kerber de Aguiar; a juíza da Infância e Juventude, Maria Cristina Franco Chaves; a diretora de risco da CSN/SP, Rosana Passos; a secretária municipal de Assistência Social, Ivana Chemello Opis; pais; pessoas da comunidade e integrantes do Adolescentro, CRAS, CREAS e da Casa de Acolhimento.

“Muito obrigado a todos que participaram deste belíssimo trabalho. Vocês fazem a diferença nesse mundo. Minha gratidão por proporcionarem um sábado de sorrisos largos, abraços apertados, por estenderem a mão em sinal de solidariedade e cidadania. O resultado só poderia ser uma unidade linda, com cores, cuidado e muito amor”, comentou Lena.

Ela agradeceu ainda à Secretaria de Obras Públicas e, em especial, o assessor da diretoria da CSN de Volta Redonda (RJ), Márcio Lins, que veio representando a diretoria, e fez questão de acompanhar toda a ação dos voluntários.

Sobre o projeto

O Garoto Cidadão foi criado em 2008 e em 2013 passou a ser mantido pela Fundação CSN, em parceria com a Prefeitura Municipal. Atualmente atende 220 meninos e meninas, de 8 a 17 anos. Na unidade eles participam de atividades culturais, como música, teatro, dança e recreação cultural, sempre no contraturno escolar. O objetivo é promover o desenvolvimento de competências e habilidades e a inclusão digital.

A Prefeitura mantém a estrutura física e as atividades de rotina na unidade. Já a Fundação CSN é responsável pela contratação de professores nas áreas de teatro, recreação, música e dança, para complementar as atividades oferecidas no espaço.

Texto: Maurenn Bernardo / Fotos: divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE