A Secretaria Municipal de Educação (SMED) realiza durante essa semana o Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Durante três dias – de segunda-feira (23) a quarta-feira (25) – os profissionais assistem apresentações culturais, palestras e relatos de experiências. Hoje em Araucária estão envolvidos 280 professores e 10 orientadores de estudo.
Nesta segunda-feira, os participantes assistiram a apresentação musical com professor Jair Santana que trabalhou com o Hino da África e “Kaleokô”. Em seguida, os profissionais acompanharam a professora doutora em Biofísica, Ana Lucia Carneiro Fernandes Souto, que abordou sobre o processo de alfabetização, foco do PNAIC.
Segundo Ana Lucia, todos precisam aprender a aprender. “Sempre estamos em um processo de alfabetização. Ele não acaba na Educação Básica, e nem no Ensino Superior. Estamos sempre conhecendo novas coisas. A alfabetização é pra vida toda”, disse.
Na terça-feira e quarta-feira, os participantes devem acompanhar a palestra da professora Ana Triconi Borgato, coautora do Projeto Viagem Nestlé pela Literatura e da coleção didática Tudo é linguagem.
Pnaic
É um compromisso formal assumido pelo Governo Federal e os municípios com a finalidade de garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. É desenvolvido por meio da formação continuada presencial e à distância para os professores alfabetizadores com materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais.