fbpx

Os técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) devem entregar ao longo das próximas semanas o projeto de revitalização e ampliação do Terminal Central, que concentra boa parte das linhas alimentadoras e metropolitanas do transporte coletivo da cidade.

De acordo com o secretário de Planejamento, Samuel Almeida da Silva, as obras de melhoria no Terminal Central incluem a implantação de nove novas plataformas para os ônibus do sistema TRIAR, além da adequação em todas as áreas de embarque e desembarque de passageiros. “Vamos ainda construir novas estruturas metálicas e de cobertura em todo o terminal”, pontua.

O projeto inclui também a ampliação da plataforma da linha Ligeirinho (Araucária – Capão Raso) e a requalificação da rua de acesso ao terminal e áreas de estacionamento. Essas mudanças também serão necessárias em razão da implantação do calçadão da rua Carlos Cavalcanti, que farão com que os ônibus mudem um pouco o seu trajeto para chegar ao terminal. Hoje os ônibus descem pela Carlos Cavalcanti, ao lado do Banco Itaú. Com o calçadão, os ônibus descerão pela rua Joaquim Palhano (que terá o sentido alterado) e, posteriormente, virarão à esquerda na rua Claudino dos Santos, acessando novamente à Carlos Cavalcanti, ali na esquina com a Lanchonete Bonanza e, dali, fazendo o mesmo trajeto de hoje até chegar à rodoviária.

A revitalização do Terminal Central incluirá ainda a melhoria da praça e jardim existentes no local, bem como a colocação de novos mobiliários e a construção de um banheiro público. Haverá ainda um bicicletário coberto e uma lanchonete (que agora deve finalmente voltar a funcionar). “Nossos técnicos estão trabalhando ainda numa nova comunicação visual para todo o terminal, que terá toda sua iluminação em LED e câmeras de segurança. Estamos prevendo ainda a colocação de placas fotovoltaicas para geração de energia limpa”, explica Samuel

Parte de cima

Outra novidade desse projeto é a revitalização de toda a parte superior do Terminal Central, que hoje está subutilizada. Nesse piso funcionarão serviços de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), como a farmácia central, a central de marcação de consultas, ouvidoria e outros.

Texto: Waldiclei Barboza

VEJA TAMBÉM

Valdecir Santos visita prefeito Hissam

O pré-candidato a deputado estadual falou com o prefeito sobre bandeiras que pretende defender na Assembleia Legislativa O pré-candidato a deputado estadual Valdecir Santos esteve

Compartilhe