Araucária PR, , 20°C

Time da cidade incentiva a realização de exames
Com a sugestão do presidente Luiz Tavares, o jogador Altevir conseguiu controlar sua arritmia cardíacaTime da cidade incentiva a realização de exames
A ideia surgiu na diretoria do time Veteranos do Jatobá com o objetivo de prevenir doenças do coração Time da cidade incentiva a realização de exames
Muitos atletas do time realizaram os exames gratuitamente com a SMEL

Altevir Gonçalves, de 47 anos, é um fã do futebol. No entanto, seu contato com o esporte se resumia a alguns jogos no fim de semana e não era acompanhado de nenhuma outra atividade física no restante do tempo. “Eu jogo há muitos anos, e sei que esse negócio de fazer exercício de vez em quando é perigoso, mas nunca parei para fazer exames e ver como estava minha saúde”, conta o araucariense.

A situação mudou há dois meses, quando o presidente do time Veteranos do Jatobá, decidiu sugerir uma regra diferente para a equipe dos “velhinhos do bairro”. “Além de jogarmos juntos, nós somos amigos e nos preocupamos com os outros, então eu chamei os jogadores para uma conversa e pedi que todos fizessem o teste ergométrico e um eletrocardiograma para que soubéssemos como estava a situação de saúde de cada um”, explica Luiz Tavares. “Além disso, eles só voltariam a jogar em 2014 se estivessem bem”, completa.

Assim como os demais colegas, o senhor Altevir achou a proposta desafiadora e logo marcou a data para a realização dos exames sugeridos. “Eu gostei da iniciativa do Tavares porque foi um incentivo para que eu descobrisse uma doença antes que ela piorasse”, conta. Segundo o jogador, no seu exame foi acusada arritmia cardíaca, um problema referente às alterações na frequência ou no ritmo dos batimentos cardíacos que pode ser inofensiva ou até levar à morte.

Como ele nunca havia sentido nenhum sintoma, Altevir decidiu realizar um segundo exame para garantir. “Dessa vez, o resultado foi um pouco melhor, mas o médico me passou diversas orientações para controlar a arritmia e me disse para fazer exercícios físicos de forma mais regular”, recorda.

A situação do atleta fez com que Luiz procurasse o jornal O Popular do Paraná para que a ideia da realização desses exames fosse expandida aos demais times da cidade. “A gente sabe que têm muitas equipes de Veteranos em Araucária, então é importante passar essa sugestão para que elas também incentivem seus jogadores”, garante.

Além disso, ele informa que é possível conseguir esses exames gratuitamente. “A maioria dos meus jogadores aproveitou o programa ‘Smel Cuidando de Você’, que oferece isso sem nenhum custo. Basta ter iniciativa e agendar”, finaliza.

SMEL Cuidando de Você
O Programa "SMEL cuidando de você" foi lançado no início de junho deste ano com o objetivo de oferecer rapidamente o exame de eletrocardiograma para pessoas que quisessem iniciar uma atividade física. A iniciativa é da Prefeitura de Araucária por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Para conseguir a consulta, os pacientes interessados em praticar atividades físicas ou preocupados com o coração precisam apresentar-se na Secretaria de Esporte marcando uma data para a realização do eletro. “Em seguida, o exame é realizado por uma auxiliar de enfermagem e o médico avalia o resultado, tornando a pessoa apta, ou não, para a prática esportiva”, informa a SMEL.

De acordo com a auxiliar de enfermagem da Prefeitura de Araucária, Dulcinéia Trindade de Almeida, o programa já nasceu pronto para o sucesso e tem alcançado seus objetivos. "Isso acontece, pois, além de proporcionar exames para os interessados em praticar atividades físicas, ele desafoga a enorme demanda de pacientes da saúde, agilizando o serviço para ambas as áreas", explica.

Além disso, ele atua fortemente na prevenção de diversos problemas de coração, o que diminui ainda mais as filas nos postos. "A proposta do programa é se preocupar com a saúde dos nossos atletas e possibilitar que outras pessoas pratiquem exercícios físicos com a segurança de estar bem consigo e, principalmente, sem problemas de coração", afirma o secretário de esporte, Olizandro Junior. “Agora, espero que no ano que vem o programa contribua ainda mais para as pessoas praticarem atividades físicas e melhorarem suas vidas", conclui.

Time da cidade incentiva a realização de exames
 

Leia outras notícias
CORRIDA DE RUA