Pesquisar
Close this search box.

TRIAR deve voltar a exigir validação do cartão na próxima semana

Sistema de validação do Novo TRIAR é fornecido pela Transdata. Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
TRIAR deve voltar a exigir validação do cartão na próxima semana
Sistema de validação do Novo TRIAR é fornecido pela Transdata. Foto: divulgação

Desde o último dia 26 de julho, quando entrou em operação o Novo Triar, um – digamos assim – problema tem tomado o tempo dos setores de tecnologia da informação da Prefeitura de Araucária: a migração da base de dados do sistema de bilhetagem utilizado para validar os cartões-transporte nos ônibus alimentadores da cidade.

Acontece que, além da mudança das empresas que operam o TRIAR, também foi mudado a empresa responsável pela gestão da bilhetagem. Até então quem fornecia os validadores e o software de gestão desses dados era a DataProm. Agora é a Transdata. A troca implicou na necessidade de migração dos dados para o sistema desta segunda empresa.

O arquivo contendo essa base de dados tem algo em torno de 130 gigabytes e vinha apresentando inconsistências na hora da importação pelo sistema da Transdata. Com isso, não foi possível ativar os validadores dos ônibus em tempo para o início da operação do novo TRIAR. Porém, segundo apurado pelo O Popular, finalmente, existe a expectativa de que até o final desta semana esse trabalho seja concluído.

Com isso, muito possivelmente a partir da semana quem ou na outra, os validadores instalados nos ônibus já passarão a aceitar o cartão-transporte. As empresas que precisam comprar créditos para a locomoção de seus funcionários também poderão fazê-lo ao longo dos próximos dias.

É só quando essa importação e ativação dos validadores da Transdata acontecer que o pagamento da tarifa nos ônibus do TRIAR passará a ser exigido. Lá, para alegria dos passageiros, a catraca segue liberada.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1273 – 05/08/2021