Encartado nesta edição de O Popular, os leitores recebem o suplemento especial Araucária 133 anos, um material alusivo ao aniversário de nossa cidade, que será comemorado no próximo sábado, 11 de fevereiro.
A versão 2023 é mais uma oportunidade de revisitarmos a história de Araucária e entender como chegamos aos 133 anos de emancipação sendo a maior potência industrial do Estado do Paraná.
Da mesma forma, o posto de pulmão industrial do Paraná não faz de nossa cidade uma selva de pedras. Muito pelo contrário. Araucária guarda características típicas de uma cidade interiorana. A verticalização ainda não aconteceu. Os traços de cidade pequena, com muitas casas ainda em madeira, gente que conhece todo mundo, que guarda na lembrança os tempos que o asfalto ainda não havia chegado são muito comuns. E isso humaniza Araucária.
Se de um lado temos centenas de indústrias com suas chaminés funcionando a pleno vapor, por outro temos ainda 90% de nossas terras ocupadas por uma imensa área rural. Região esta que guarda propriedades lindas, plantações multivariadas, riachos de água fria e cristalina, trilhas que convidam para um bom passeio de bicicleta ou mesmo a pé.
Assim é Araucária! Uma jovem senhora! Uma Gentil Tindiquera, sempre receptiva a sua população e que jamais deixará de apoiar e ajudar aqueles que acreditam e investem nela. Nesta suplemento especial contamos algumas histórias de pessoas e empresas que escolheram essas terras como lar, assim como recuperamos algumas das lendas e fatos que tornam esta cidade ainda mais encantadora. E como não poderia deixar de ser, agradecemos a todos as empresas e pessoas que tornaram o Especial 133 anos possível. Obrigado a todos que acreditam e valorizam o jornalismo profissional! Boa leitura! Feliz aniversário, Araucária!