Erik e Marília (à frente) e o colaborador Rogério Bealpino, que também participará da montagem do mosaico. Foto: divulgação

O Atelier Tessera, dirigido pelos artistas araucarienses Erik Nascimento e Marília de Souza Domingues, se tornou referência nacional e internacional na produção de mosaicos de vitrais coloridos para Igrejas. Mas o mosaico, segundo os artistas, é apenas uma das frentes de trabalho do ateliê, localizado no bairro Estação. Fundado em 2012, o espaço produz também arte em vitrais, pinturas em cerâmica, ícones em tábuas e restauração de vitrais e mosaicos.

Marília se aventura pela Arte desde 2006, tem formação em Mosaico na Itália, na Scuola Mosaicisti del Friuli, e também é formada em Belas Artes no Brasil. Erik também tem formação em Belas Artes, tem uma carreira de cerca de 20 anos, com um currículo repleto de trabalhos artísticos importantes e exposições. Unindo talentos, eles montaram o atelier artístico e estão se dedicando aos estudos e prática da Arte Sacra, expressionismo abstrato, paisagismo paranaense, execução e restauração de vitrais e fabricação de material próprio para mosaico. Eles trabalham em parceria com outros artistas e arquitetos.

Atualmente os artistas estão focados em um projeto especial, que é a construção de um mosaico gigante, de aproximadamente 15m² e cerca de 100 módulos, confeccionado com pasta vítrea, um tipo de cerâmica especial de alta resistência. “O mosaico, cujo tema é a “Epifania de Nosso Senhor Jesus Cristo” (uma cena do Batismo), será instalado na fachada da Igreja Ortodoxa Ucraniana, no Paraguai. “Começamos a trabalhar nele em 2019 e já era para estar pronto, mas houve um atraso por conta da pandemia. Vamos entregá-lo na primeira quinzena de fevereiro. Este é o segundo trabalho que fizemos para esta Igreja, já fizemos outro mosaico menor, que foi instalado na lateral da fachada. Teremos ainda um terceiro, também de porte menor, que será colocado na outra lateral da Igreja”, disse Erik.

Além do trabalho delicado e minucioso para a confecção dos módulos, há toda uma logística para o transporte do mosaico e sua instalação, trabalhos que também são de responsabilidade dos próprios artistas. “Para as pessoas entenderem melhor, o mosaico é modulado e depois montamos cada uma das partes, como se fosse um quebra-cabeça gigante. Esses módulos serão transportados em caixas, com todo cuidado possível, pois o material é muito sensível”, explica Marília.

Especialistas

São tantos trabalhos maravilhosos já realizados pelo atelier, que Erik e Marília se tornaram especialistas. E certamente você já contemplou algumas dessas raridades, e nem se deu conta. Entre os trabalhos mais importantes estão o vitral, pintura ornamental, pintura em cerâmica da via sacra e mosaico de São José, na Igreja São José, bairro Pilarzinho, em Curitiba; projeto e execução de vitrais da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, no bairro Xaxim, em Curitiba; restauro de vitrais do Santuário Perpétuo Socorro, no bairro Alto da Glória, em Curitiba; vitrais da Paróquia Santa Terezinha, em Ponta Grossa; vitrais da Capela no Colégio Santos Anjos, em Joinville, Santa Catarina; restauração dos vitrais da Catedral de Curitiba; restauração dos vitrais da Paróquia Nossa Senhora Consolada, em Rio do Oeste, Santa Catarina; painel em cerâmica da Primeira Igreja Ortodoxa em Papanduva, Santa Catarina; painel em cerâmica da Igreja Santo Antônio, no bairro Estação, em Araucária; mosaico de São Miguel na Igreja Ortodoxa Igreja Ortodoxa Ucraniana de Fram, Itapua, no Paraguai; e mosaico Nossa Senhora, para uma empresa de Cuiabá, no Mato Grosso.

“Além de ser um meio de o artista se expressar, é através da arte sacra que podemos contemplar os mistérios sagrados, retratados em mosaicos e vitrais”, explica Erik. “A arte sacra das Igrejas nos conecta com o sagrado, nos faz enxergar muito além dos nossos olhos conseguem enxergar”, complementa Marília.

Serviço

Conheça mais sobre o trabalho do Atelier Tessera no Instagram e Facebook tessera.br. contatos com os artistas poderão ser feitos pelos fones (41) 99204-1986 (Marília) e (41) 99658-4548 (Erik).

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1295 – 20/01/2022

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp