1.900 trabalhadores qualificados em 2011.
Cursos são ofertados gratuitamente para preparar o trabalhador

A Prefeitura de Araucária, através da SMTE – Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, durante todo o ano de 2011, disponibilizou cursos de qualificação a fim de proporcionar aos profissionais cadastrados em seu banco de dados melhores condições de adequação às necessidades do mercado de trabalho.

Durante o ano foram investidos R$ 498 mil em cursos profissionalizantes gratuitos. Esta capacitação acontece através de importantes parcerias com o setor público e a iniciativa privada.

Uma destas parcerias, já consolidada, é com o Sistema S (Sesi/Senai), a qual deu acesso a qualificação para mais de 469 pessoas em vários cursos nas áreas de metal-mecânica, construção civil e informática.

Outro convênio firmado e que apresentou excelentes resultados foi o do Serviço Nacional do Comércio (Sesc/Senac), onde mais de 262 trabalhadores tiveram acesso a qualificação profissional em áreas como comércio, moda, gestão e gastronomia. As parcerias com entidades privadas como Consórcio Conpar e Conenge também foram fundamentais para a qualificação de mão de obra.
O Consórcio Conpar, através do programa Acreditar, contribuiu para a capacitação de 1.185 trabalhadores de Araucária, e destes, mais de 600 estão trabalhando nas dependências do consórcio.

Balanço
Mais de 2.300 pessoas tiveram acesso aos cursos profissionalizantes oferecidos através de parcerias em 2011.

Para 2012 a intenção é continuar oferecendo cursos nas mais diversas áreas de atuação para que os araucarienses possam estar preparados para o mercado de trabalho. Com esse objetivo é que ainda nesta semana já começa a ser planejado o teste seletivo para o preenchimento de mais de 690 vagas em cursos profissionalizantes para este ano.

Serão mais de 35 novas turmas através da parceria com o Sesi/Senai. Lembrando que estas são as primeiras turmas; ainda está sendo trabalhada a renovação do convênio com o Senac, além dos cursos através da parceria com a Secretaria de Assistência Social.