10 partidos realizam suas convenções nos próximos dias | O Popular do Paraná

Desta sexta-feira, 11 de setembro, até a próxima terça-feira (15) dez partidos com atuação no Município ainda realizarão suas convenções para decidir como se posicionarão nas eleições municipais deste ano.

A maratona de convenções começa amanhã com encontros do PT e MDB. Segue no sábado (12) com a reunião do PC do B. No domingo (13) estão agendadas mais duas assembleias partidárias: PTC e Patriota. O último episódio dessa fase das eleições acontece na terça-feira (15), com outras cinco convenções: Cidadania, PSD, Republicanos, Progressistas e PL.

Destes encontros devem ser, pelos menos, algo em torno de 130 candidatos a vereador. Além disso, vários deles também devem lançar chapas majoritárias, com candidato a prefeito e vice.

Amanhã, por exemplo, MDB e PT devem oficializar seus candidatos a prefeito. No caso do MDB o favorito para encabeçar a chapa é mesmo Hino Dirlei Falat Pereira de Souza. Porém, ainda existe a possibilidade de que o ex-prefeito Olizandro José Ferreira coloque seu nome à disposição dos colegas de legenda. Pouco se sabe sobre quem seriam as possibilidades de vice, independentemente de qual seja a opção de cabeça de chapa da sigla.

Já no PT o candidato, por enquanto, é Luciano Zanetti. A vice, por enquanto, é Hosana Marcondes. No entanto, ao que se sabe, o PT pode ter que rever essa chapa, já que Luciano estaria enfrentando dificuldades para se desincompatibilizar do trabalho para a campanha.

No sábado (12) está marcada a convenção do PC do B. Sabe-se que teria entrado água na possibilidade de coligação com o PT. O boato mais confiável no momento dá conta de que os comunistas podem acabar integrando a coligação majoritária que semana passada lançou Albanor José Ferreira Gomes (Podemos) para prefeito.

No domingo (13) é a vez do PTC reunir seus correligionários. As vagas de candidatos a prefeito e vice já estão definidas. Professor Brogian ocupa a cabeça de chapa e a vice fica com Silvana Vidal Fernandes. Ela, inclusive, teria se comprometido a, uma vez eleita, renunciar ao salário a que tem direito por ocupar a segunda posição na linha sucessória municipal.

Também no dia 13 será realizada a convenção do Patriota. Sem muita expressão no Município, o partido pretende lançar candidato a prefeito. O nome que deve ser referendado é o de Floriano Pereira da Silva Filho.

Últimas

A temporada 2020 de convenções se encerra na terça-feira (15), com mais cinco partidos aprovando suas coligações e chapas majoritárias. Nesse dia se reúnem Cidadania, PSD, Republicanos, PL e Progressistas para referendar a chapa que concorrerá à reeleição, Hissam Hussein Dehaini na cabeça de chapa e Hilda Lucalski vice.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1229 – 10/09/2020

Compartilhe esta notícia: