Eleições acontecem no dia 21 de abril e eleitos terão mandato de três anos

Encerrou-se na sexta-feira passada (2) as inscrições para interessados em disputar uma das cinco vagas de conselheiro tutelar de Araucária. Ao todo, segundo informações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Araucária (CMDCA), 99 pessoas preencheram a ficha de inscrição para a disputa. As eleições vão acontecer no dia 21 de abril das 8h às 17h no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Remédios (Matriz).

Segundo o edital da eleição para conselheiro tutelar, podem votar todas as pessoas com mais de 16 anos que apresentarem título de eleitor do Município de Araucá­ria e mais a carteira de identidade, ou documento equivalente com foto. No dia da eleição, os eleitores poderão votar em até cinco candidatos. O voto é universal, direto e facultativo, sendo que vencem os cinco mais votados.

Ainda segundo o edital, é permitido aos candidatos fazer propaganda, porém os gastos com a campanha não podem ultrapassar quatro salários mínimos. No dia da eleição e no local de votação será vedada a propaganda através da fixação de cartazes, carros de som e alicia­men­to de votos.

Os eleitos tomarão posse no dia 1º de junho para um mandato de três anos. Pelo exercício da função de conselheiro, os eleitos receberão remuneração mensal de R$ 2 mil.

Missão
A principal função do Conselho Tutelar é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente em todo o município de Araucária, sob a supervisão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e com a fiscalização do Ministério Público do Município.

VEJA TAMBÉM

Caminho certo

É fato que a língua do povo sempre foi afiada e impiedosa. Os juízes da vida dos outros de plantão se adiantam em ser investigadores,

Compartilhe