Durante reunião realizada no dia 13 de janeiro, na Secretaria de Segurança Pública, o Conseg Araucária apresentou suas metas para o ano de 2014. A reunião também serviu para que representantes de órgãos ligados à segurança pública, lideranças comunitárias e religiosas, advogados e pessoas da comunidade em geral pudessem discutir sobre a questão.
A Polícia Militar apresentou um relatório das ocorrências atendidas no ano de 2013 e fez um comparativo com o ano de 2012, comprovando que houve um aumento significativo de atendimentos.
Para o presidente do Conseg, Paulo Andrade, o número de ocorrências relacionadas à perturbação do sossego foi expressiva, o que causa preocupação. “Precisamos desencadear uma ação que una os órgãos competentes. Podemos, por exemplo, reativar a patrulha do sossego para diminuir a demanda em atendimentos dessa origem”, disse Andrade.
Segundo ele, o Conseg também apoia o Projeto Familia Segura, que foi relançado na reunião. Ele aproveitou a oportunidade e chamou os participantes para a responsabilidade de iniciarem este trabalho em suas ruas. “Seria viável a instalação de sirenes comunitárias que fariam soar o alarme em situações de furtos, roubos, ou demais crimes. Também temos outro projeto denominado ‘Minha rua mais segura’, que deverá ser lançado nos próximos dias. Entre as ações estariam a pintura de meio fios, roçada em terrenos baldios, reforço da sinalização de ruas, melhorias na iluminação pública, entre outras, que podem parecer insignificantes, mas influenciam diretamente na segurança dos cidadãos”, enumerou.
Andrade convidou as pessoas que querem participar do Projeto Familia Segura a procurarem o Conseg Araucária. O endereço é Rua Francisco Xavier da Silva – 89, 1º andar – Centro.