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Fios muito baixos podem provocar acidentes
Em alguns locais, fios estão tão baixos que podem causar acidentesFios muito baixos podem provocar acidentes

Susto e prejuízo. Esta é uma situação que não está longe de acontecer em algumas ruas de Araucária, onde os fios de telefonia estão muito baixos e, a qualquer momento, caminhões ou ônibus poderão ficar enroscados. Segundo os moradores, os acidentes em alguns pontos da cidade já são quase previsíveis e a empresa responsável em fazer o conserto, não toma providências.

“Já estou vendo a hora que um caminhão vai se enroscar nesses fios e derrubar tudo. O pior é que alguém pode se machucar”, reclamou uma moradora. Outro morador disse que não sabe onde pedir ajuda para que os fios sejam arrumados e teme que, de uma hora pra outra, o serviço de telefonia seja suspenso devido a algum acidente. “Os caminhões passam a milímetros do emaranhado de fios”, comentou.

Sobre o problema, a Copel informou que loca os postes e as empresas de telecomunicações utilizam, mas devem seguir algumas normas, caso contrário, poderão ser multadas.

A Copel reiterou ainda, que mantém com as empresas de telecomunicações, um contrato para o compartilhamento de postes que estabelece normas rígidas para a instalação e manutenção de cabos e outros componentes, conforme exigido pela Lei Geral de

Telecomunicações (Lei 9.472/97, Art. 73).
Disse também, que notifica as empresas sobre a urgência de regularização das instalações sempre que toma conhecimento – por meio de seus eletricistas ou da comunidade – de situações que possam colocar em risco a segurança de terceiros ou o fornecimento de energia.

“Em caso de descumprimento dos prazos previstos em contrato para normalizar situações irregulares, são impostas penalizações que podem chegar a duas mil vezes o valor de aluguel pago pelas empresas para compartilhamento dos postes”, comentou a companhia.

As pessoas que verificarem situações de risco envolvendo fios elétricos ou de telefonia, poderão entrar em contato com a Copel pelo fone 0800 51 00 116.

 

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