Após diversas negociações travadas entre a subseção da OAB Araucária com a presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, o fórum trabalhista da cidade voltará a ter uma segunda vara. Na prática, isso deve acelerar a tramitação dos processos que envolvem relações de emprego entre funcionários e empresas instaladas no Município.
O retorno da 2ª Vara do Trabalho de Araucária foi aprovada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) em sessão realizada no último dia 31 de julho. A “briga” para que a cidade voltasse a ter essa segunda vara foi objeto de diálogos mantidos pela presidente da subseção de Araucária, Claudiana Fila Bolner, e pela secretária-geral adjunta da seccional, Roberta Santiago, com a presidente da corte, desembargadora Ana Carolina Zaina. “Sem dúvida é uma grande conquista para a nossa cidade e quem ganha com isso é a população, que terá a garantia de que suas demandas tramitarão com maior agilidade”, comemorou Claudiana.
Ainda conforme informações da assessoria de comunicação da OAB Paraná, o retorno da segunda vara ao fórum trabalhista de Araucária foi possível pelo remanejamento para cá da 5ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais. Uma das justificativas para que o Município voltasse a ter sua estrutura judiciária trabalhista incrementada foi a alta significativa de novos casos tramitando pela até então vara única. Só para se ter uma ideia, a Justiça Trabalhista da cidade recebeu o equivalente a 194,64% da média de casos novos por vara do trabalho da 9ª Região. Com a volta da 2ª Vara do Trabalho de Araucária, cada uma delas receberia 908 casos novos, o que equivale a 97,73% da média aritmética de casos novos por vara do trabalho no triênio 2019-2021.
Remanejamento garante equilíbrio
Também conforme informações da assessoria da OAB, as cinco varas do Fórum Trabalhista de São José dos Pinhais receberam no triênio 2019-2021 a média anual de 4.127 processos. Foram, portanto, 825 processos em média por vara do trabalho. Com a retirada de uma das cinco varas do trabalho, as quatro remanescentes teriam um recebimento médio anual de 1.032 processos, o que representa 110,58% da média de 933 processos.
O estoque de processos pendentes de finalização da Vara do Trabalho de Araucária é atualmente de 9.883 processos (262,57% do estoque médio). Com uma 2ª Vara, o estoque passa para 4.941 processos por unidade (131,27% do estoque médio).
Edição n. 1375