Com quase a totalidade do novo secretariado municipal definida já é possível tirar algumas conclusões acerca do time que o prefeito diplomado Gustavo Botogoski (PL) escolheu para entrar em campo no jogo que se inicia em 1º de janeiro de 2025.

TikTok

O TikTok mais pop da cidade!

Seguir @opopulardoparana

Das 22 pastas com status de secretarias, 20 já têm seus titulares convocados. Faltam apenas duas peças para fechar esse primeiro escalão: os comandantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) e da Controladoria Geral do Município (CGM). Esta última pasta precisa necessariamente ser ocupada por um servidor de carreira da Prefeitura e a tendência é que o nome só seja anunciado após a posse de Gustavo.

Dos vinte nomes já anunciados, 16 podem ser considerados técnicos, com formação na área em que atuarão. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAG) será comandada pelo engenheiro florestal e doutor pela UFPR João Paulo Druszcz; a Secretaria de Assistência Social (SMAS) pela pedagoga e psicopedagoga Amanda Nassar; a Secretaria de Comunicação Social (SMCS) será chefiada pela publicitária Giovanna Dalla Corte; a Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT) terá como líder o administrador e figura conhecida do segmento cultural araucariense Gláucio Karas.

Por sua vez à frente da Secretaria de Educação (SMED) estará a pedagoga e vice-prefeita Tatiana Assuiti; a Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) terá como secretário o educador físico Everson Ribeiro; a Secretaria de Finanças (SMFI) será comandada pelo contador Vinicius Henrique Lucyszyn; a Secretaria de Gestão de Pessoas (SMGP) terá como secretária a administradora Thaisa Botogoski. Já a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) terá como secretário o engenheiro Tiago Francisco da Silva; a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) será liderada pelo engenheiro Tiago Rodrigo Mello; à frente da Secretaria de Obras Públicas (SMOP) estará o advogado Bruno Martins dos Santos; já o economista Alberto Mario Silva Junior comandará a Secretaria de Planejamento (SMPL). A Procuradoria Geral do Município (PGM) terá como titular o advogado Gelson Luiz Mezommo. A Secretaria de Segurança Pública (SMSP) será liderada pelo especialista em segurança pública e guarda municipal Laercio de Aguiar Joaquim; a enfermeira Renata Knopik Botogoski estará no comando da Secretaria de Saúde (SMSA) e fechando o time de técnicos está o engenheiro Walter Emílio Voss, que comandará a Secretaria de Urbanismo (SMUR).

As pastas comandadas por quadros políticos serão quatro. Claudio Britto será o responsável pela Secretaria de Administração (SMAD). Edison Roberto da Silva, o Coruja, comandará a Secretaria de Governo (SMGO). Jaime Brum presidirá a Companhia Municipal de Habitação (Cohab) e Clodoaldo Sizenando ficará à frente da Secretaria Especial de Políticas Públicas (SMPP), que será recriada por meio de decreto municipal. Embora integrem a ala não técnica, todos os quatro têm uma grande experiência no dia a dia da política araucariense e ocupam postos importantes na estrutura partidária do grupo que levou Gustavo ao comando da Prefeitura. Pastor Britto preside o Avante. Coruja o Solidariedade e Clodoaldo o PL. Jaime, por sua vez, já ocupou diversos cargos públicos tanto em Araucária, quanto Curitiba e no Governo do Estado.

Outra leitura que pode ser feita do time montado por Gustavo é a drástica redução da chamada cota familiar. O atual prefeito Hissam Hussein Dehaini (UNIÃO) chegou a ter em sua gestão aproximadamente 30 familiares ocupando cargos em comissão na Prefeitura. Eram filhos, noras, genros, esposas, ex-esposas, cunhados, tias de esposas, mães de filhos, maridos de ex-esposas, namoradas e assim por diante.

Já Gustavo convidou duas pessoas de sua família para auxiliá-lo na administração e ambas com formação técnica na área em que atuarão. Uma é a esposa Renata, que será secretária de Saúde e a outra é a irmã Thaisa, que estará à frente da Secretaria de Gestão de Pessoas.

O tabuleiro do secretariado municipal mostra ainda que as mulheres estarão à frente de cinco secretarias. São elas: SMED, SMSA, SMCS, SMGP e SMAS, as quais reúnem praticamente metade do orçamento do Município sob administração da Prefeitura.

Dr. Gustavo prioriza perfil técnico em montagem de secretariado

Edição n.º 1446.

LinkedIn

Conecte-se com a redação

Seguir @opopularpr