Uma moradora da região central está passando por uma situação inusitada. Por volta do dia 25 de dezembro, uma capivara acabou entrando no terreno de sua casa e está escondida no porão desde então.
A senhora Alzira relatou que quando voltou para casa após a ceia de Natal, acabou encontrando manchas de sangue pela calçada. Um vizinho explicou que alguns cachorros estavam perseguindo a capivara, que para tentar se proteger, se escondeu no terreno. O homem conseguiu espantar os cães, mas não localizou mais o animal silvestre.
No dia seguinte, a moradora não conseguiu encontrar a capivara e achou que ela teria ido embora. Entretanto, após alguns dias, percebeu que o animal estava no porão e que saía para o quintal durante a noite. Alzira disse que a capivara está magra e aparenta estar debilitada. Ela tentou colocar o animal várias vezes para fora, mas não conseguiu. A moradora então acionou a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
O jornal O Popular entrou em contato com a SMMA, que relatou que acionou o Instituto Água e Terra (IAT) em busca de apoio para o resgate. “É um animal extremamente sensível e que pode vir a óbito ao se estressar, por isso a necessidade de um planejamento”, informaram.
Nossa equipe também entrou em contato com a assessoria de comunicação do IAT, que explicou que o resgate deve ocorrer ao longo dos próximos dias. “Estamos organizando a melhor estratégia para o resgate. Como o animal é grande, estamos vendo a melhor forma de executar a captura”, disseram.
Serviço
Para acionar a SMMA para situações como essa, as pessoas devem entrar em contato pelo número (41) 3614-7480. A Secretaria está localizada no interior do Parque Cachoeira, na rua Ceará, no bairro Iguaçu. Já o contato com o Instituto Água e Terra (IAT) deve ser feito pelo número (41) 3213-3700 ou (41) 3304-7000.