Pesquisar
Close this search box.

Decisão sobre impugnações sai nesta semana

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os quatorze pedidos de impugnação protocolados na Justiça Eleitoral de Araucária só devem ter um desfecho nesta semana. É quando a juíza eleitoral, Maria Cristina Franco Chaves, deve se pronunciar sobre os pedidos.

Nesta quarta-feira, dia 23, o Ministério Público Eleitoral, que estava apreciando os processos, os devolveu ao juízo local. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Araucária, Yna Honda, o promotor eleitoral deu seu parecer na maioria das ações e elas já estão com a togada.

“Em alguns dos processos o promotor pediu mais esclarecimentos e estão no cartório para cumprir o despacho, o restante já está com a doutora Maria Cristina”, informou.

Agosto
Pela legislação eleitoral, a instância local tem até o dia 16 de agosto para se pronunciar sobre as impugnações. Porém, espera-se que já na próxima semana a juíza Maria Cristina decida sobre os pedidos. Como será uma decisão em primeira instância, os impugnados e quem fez os pedidos podem recorrer da decisão local ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e até ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE).

Ações
Dos quatorze pedidos de impugnação, nove são contra candidaturas majoritárias: quatro contra a candidatura de Albanor José Ferreira Gomes (PSDB); três contra a da deputada Rosane Ferreira (PV); um contra Olizandro José Ferreira (PMDB) e outro contra seu vice, Irineu Cantador (PTB).

As outras cinco ações alcançam os candidatos a vereador Dircélia Aparecida e Jenes Bueno, ambos candidatos do DEM; Wilson Roberto David Mota (PPS); Josué de Oliveira Kersten (PPS) e Francisco Carlos Cabrini (PP).