Dia 02 de dezembro (quarta-feira) pais e/ou mães, servidores e estudantes com mais de 12 anos participarão das eleições diretas para diretores nas escolas e cmeis de Araucária. Na quinta-feira (03), as eleições acontecem nas escolas estaduais.

As eleições nas escolas e Cmeis públicos é um grande avanço para a educação pública e um importante exercício democrático para os estudantes em formação para a cidadania. Exercer a democracia é uma das principais tarefas pedagógicas. Formar para a vida e não meramente para o mercado de trabalho.

As candidatas e candidatos lançaram-se a um exercício que antes de qualquer coisa, requer coragem. As escolas e cmeis da rede pública padecem com a falta de recursos e as atuais direções “rebolam” para garantir o bom funcionamento das unidades com pouco ou nada de recursos em caixa. Apenas as parcelas do governo federal mantêm as unidades em funcionamento.

As eleições para diretores é uma importante etapa da gestão democrática dos sistemas de ensino no país. E uma conquista histórica para a educação pública de Araucária. Coloca nas mãos da comunidade escolar a decisão sobre quem será o gestor daquele espaço educacional.

Porém, apenas as eleições não garantem a democracia plena. É preciso que para, além disso, outros momentos de participação da comunidade como reuniões, assembléias ou congressos escolares ocorram regularmente. Garantir e estimular o funcionamento do Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e APPFs podem contribuir para melhores condições de ensino-aprendizagem nesses locais.

Já a secretaria municipal de educação e a gestão da prefeitura como um todo, se tomarem a democracia como principio, certamente contagiarão as escolas e cmeis. A administração atuará como exemplo. Mas para isso precisa não ser corrupta ou conivente com corrupção. Priorizar a educação. Negociar com as entidades de trabalhadores. Cumprir compromissos. Do contrário, seguirão as escolas enfrentando autoritarismos e incompetências para garantir os espaços funcionando.

Enfrentar as mazelas do caminho com bravura, só é possível sem “rabo preso” e com a autonomia conferida pela comunidade escolar através das eleições. É o que defendemos. Por isso, pais e mães, compareçam à escola e Cmei do seu filho, com um documento de identidade, das 07 horas da manhã às 19 horas nos cmeis e das 8 horas da manhã às 20 horas da noite. Compareçam!