Esta Coluna é de responsabilidade do Sismmar e não representa necessariamente a opinião do jornal O Popular
O cientista e biólogo Lucas Ferrante, que é reconhecido mundialmente pelos seus estudos sobre o coronavírus e tem pesquisas publicadas em revistas científicas respeitadas em todo o planeta, participou de uma live com o SISMMAR na terça-feira (17), onde afirmou que a média de mortes por Covid-19 em Araucária pode quase triplicar com o retorno das aulas presenciais.
Ferrante explicou que hoje Araucária tem um média de 3 por mortes por dia pelas complicações da Covid, mas, com o retorno presencial, o aumento da mobilidade urbana e a variante Delta, que é 1.000 vezes mais transmissível e já circula pelo município, essa média pode vir a ser de 8 mortes diárias.
Ou seja, 56 mortes por semana, que ainda podem ser evitadas caso a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) mudem de posicionamento e atendam a reivindicação dos trabalhadores da Educação pela continuidade do ensino remoto.
De acordo com o biólogo, a Prefeitura de Araucária deveria estar adotando um lockdown de 21 dias devido à confirmação da transmissão comunitária da variante Delta no município. No entanto, o que o prefeito Hissam vem fazendo é absolutamente o contrário, colocando muitas vidas em risco devido ao seu alinhamento com a política genocida do presidente Jair Bolsonaro e o governador Ratinho Jr.
Ainda de acordo com o cientista do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA), o retorno presencial das aulas será seguro somente quando cerca de 95% da população estiver imunizada, com as duas doses da vacina ou dose única da Jannsen. Ferrante também afirmou que crianças e adolescentes estão mais vulneráveis do que os professores, já que estão de fora, por enquanto, do plano de vacinação em Araucária.
Embora alguns veículos tendenciosos e governantes mal intencionados afirmem que as crianças não correm riscos de contrair o coronavírus com a volta das aulas presenciais, a realidade é muito diferente. Os estudantes correm risco de ter as complicações da Covid-19 como qualquer pessoa que não está vacinada, assim como também podem sofrer com as sequelas e danos psicológicos causados pelo coronavírus.
Num momento em que se fala muito da saúde mental dos estudantes, Lucas Ferrante lembrou que o retorno presencial sem segurança tem potencial para aumentar ainda mais os danos psicológicos de uma criança ou adolescente. Afinal, como ficará a saúde mental do estudante que perder sua mãe, pai, avó ou outro familiar para a Covid porque se contaminou na escola? Como ficará o psicológico do estudante que sofrer com as sequelas do coronavírus e tiver sua capacidade de aprendizado severamente prejudicada?
Os resultados da pesquisa de Lucas Ferrante e seu grupo de estudos sobre a situação da Covid em Araucária serão encaminhados oficialmente à Prefeitura, à Smed e à SMSA ainda nesta semana para que estejam cientes dos riscos reais dessas aulas presenciais e sejam responsabilizados pela tragédia que pode vir a acontecer.
Para quem quiser assistir a apresentação completa sobre a verdadeira situação da Covid-19 em Araucária com Lucas Ferrante, a live do SISMMAR está disponível em nossa página no Facebook e também no nosso canal no Youtube.
Negacionismo se combate com ciência! Aula segura é aula em casa!
Publicado na edição 1275 – 19/08/2021