Araucária realizou na terça-feira (05) o Simpósio de Conscientização dos Transtornos do Espectro do Autismo, no Centro de Treinamento Dra. Zilda Arns. A iniciativa faz parte da Semana Municipal de Conscientização do Autismo (lei 2.820/2015), promovido pelo Instituto de Aprendizagem e Desenvolvimento – IAD com o apoio da Associação Kasa do Autista – AKA, Prefeitura de Araucária e Grupo Risotolândia.
Durante o encontro o professor Dr. Vitor Franco da Universidade de Évora de Portugal falou sobre “Família x Escola e as intervenções no Transtorno do Espectro do Autismo”. Para ele, o processo de inclusão é inevitável, e a escola precisa oferecer as mesmas condições para todas as crianças. “Nos últimos cem anos a educação mudou muito pouco, é o mesmo modelo: estudantes sentados em fila, professor na frente falando. Por isso, digo que os alunos com Transtorno do Espectro do Autismo vão modificar essa escola”
Em Araucária, processo de inclusão ocorre nas unidades educacionais e ainda a Secretaria Municipal de Educação (SMED) mantém com recursos próprios do município o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtornos Globais do Desenvolvimento (CMAEE-TGD), que realiza o atendimento (em contra-turno) de 24 crianças e estudantes na área de Transtornos de Conduta e 71 na área de Transtorno do Espectro do Autismo.
O Centro tem natureza pedagógica e complementa o processo de escolarização de crianças e estudantes por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminam as barreiras para a plena participação na sociedade e desenvolvimento da aprendizagem. Assim, proporciona experiências que ampliam as possibilidades de autonomia e de acesso ao currículo.
O trabalho pedagógico se dá por meio do plano de atendimento educacional especializado, que é individualizado. Para tanto, são realizados estudos de caso com todos os profissionais envolvidos no processo de escolarização de cada criança e estudante. Além do CMAEE-TGD, os Centros Municipais Joelma Do Rocio Túlio e Padre José Anusz realizam atendimentos a estudantes com Transtorno do Espectro Autismo.