Araucária PR, , 17°C

O consumo abusivo de bebidas alcoólicas é muito comum nos dias de Carnaval, o que pode trazer consequências desastrosas, como acidentes de trânsito e casos de violência. A preocupação é maior com a população jovem, em virtude de uma realidade comum nas festividades: a cultura de beber em excesso. É verdade que ingestão de pequenas quantidades de álcool provoca desinibição e alterações do comportamento, mas o consumo de grandes quantidades pode suprimir algumas funções corpóreas, podendo, em casos extremos, levar o indivíduo à morte.

Se beber

Muitos jovens não são capazes de reconhecer que a destreza necessária para a direção e outras habilidades importantes, como a tomada de decisões, são prejudicadas muito antes de os sinais físicos da embriaguez começar a aparecer. Com o aumento do consumo de álcool, as habilidades motoras e o tempo de reação também sofrem consequências e o comportamento da pessoa torna-se descontrolado e muitas vezes agressivo. Em altas doses, o álcool pode ainda tornar as pessoas sonolentas ou até mesmo ocasionar a perda da consciência ao volante.

Um engano muito comum é subestimar os efeitos duradouros do álcool em nosso corpo. Alguns acreditam que parar de beber ou tomar um copo de café podem torná-los aptos a dirigir com segurança. A verdade é que o álcool continua a afetar o cérebro, mesmo após a última dose, prejudicando a coordenação e a capacidade de julgamento até mesmo horas depois de sua ingestão. As habilidades para dirigir podem sofrer prejuízos até mesmo no dia seguinte, quando vestígios de álcool no organismo, ou dores de cabeça e desorientações características da “ressaca”, embora a pessoa não se sinta mais embriagada.

Não dirija

É claro que ninguém tem a intenção de ferir outras pessoas quando dirige em momentos comemorativos. No entanto, as fatalidades no trânsito relacionadas ao álcool ainda são relevantes e os mitos acerca dos efeitos do álcool em nosso organismo persistem. Assim, nesse Carnaval, não subestime os efeitos do álcool. Não acredite que você pode enfrentá-los. Pelo contrário, enquanto você pensa nas consequências que a embriaguez ao volante pode causar (como o pagamento de multas, prisão ou um acidente fatal), comece a fazer planos alternativos para ter uma volta para casa segura.

Leia outras notícias