Pesquisar
Close this search box.
[the_ad id='140098']

Saúde bucal em evidência nas escolas

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Pelo menos uma vez por semana os alunos das escolas localizadas na Lagoa Grande e Capinzal recebem a visita dos técnicos do Centro de Saúde daquela região. O trabalho, que tem na coordenação o dentista Mauro Antônio Sardi, começa na sala de aula, onde as crianças aprendem sobre a saúde bucal e os cuidados necessários para evitar a cárie.

Na prática, a técnica em higiene dental Regina Gorski desenvolve atividades de educação em saúde bucal, orientação de escovação, evidenciação da placa bacteriana, aplicação e bochecho com flúor e, em caso de necessidade, encaminha as crianças para atendimento na unidade de saúde da região.

De acordo com o dentista Mauro, o objetivo desse trabalho é garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde pela promoção, assistência básica e prevenção. “Sabendo que a cárie dentária ainda apresenta números alarmantes no Brasil, mas que ao mesmo tempo é uma doença perfeitamente controlável, é que estamos investindo em ações de prevenção no município. E graças a essa iniciativa já podemos evidenciar uma significativa redução da incidência da cárie no município”, explica.

Os profissionais também destacam que este trabalho permite o acesso à saúde bucal aos escolares que residem nas regiões rurais do município. “Já colhemos os frutos dessa prevenção e detectamos uma queda na incidência da cárie dentária. Pretendemos dar continuidade a essa prevenção, garantindo às crianças mais saúde bucal e prevenindo perdas dentárias precoces e evitáveis”, acrescenta Regina.