O ProJovem Trabalhador, que abriu inscrições no dia 19 de julho, ainda tem vagas disponíveis. O programa visa a preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda.

Desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o ProJovem ainda tem a finalidade de elevar o grau de escolaridade, visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.

O programa acontecerá em 12 municípios de Curitiba e Região Metropolitana. Em cada região serão ministrados cursos diferentes. Em Araucária serão realizados os cursos de Metalmecânica, Administração e Serviços Pessoais.

Os cursos oferecidos terão uma carga horária total de 350 horas e o aluno que participar do programa receberá um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00, além de benefícios como transporte, lanche, camiseta, material escolar e certificado de conclusão do Ministério do Trabalho e Emprego.

Requisitos
Para realizar os cursos oferecidos é necessário que o candidato tenha idade entre 18 e 29 anos, esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental, esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio, não esteja cursando ensino superior, possua renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo, esteja em situação de desemprego.

Os interessados podem comparecer na SMTE, no Departamento de Qualificação Profissional, para realizar ou atualizar o cadastro junto ao banco de dados do setor, munidos da fotocópia do CPF, RG e PIS, título de eleitor, comprovante de residência, comprovante escolar e comprovante de quitação das obrigações militares.

Serviços
A SMTE/Sine atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Está localizada próximo à Rodoviária Central, na Rodovia do Xisto (BR 476), nº 8028, Porto das Laranjeiras.