Sofia Santos Oliveira, de apenas 6 anos, escreveu uma carta para a Polícia Militar de Araucária, com um pedido de emprego. A cartinha era uma espécie de currículo, onde a garotinha dizia que queria trabalhar como policial. E como todo bom currículo, ela fez questão de citar suas habilidades: dar chutes e socos, não sabe usar armas, mas gostaria muito de aprender. “Quero um emprego porque quero salvar o mundo do mal. Com meu salário vou comprar um celular usado e vou ajudar as crianças carentes”, diz um trecho da cartinha. No final, Sofia se despede e pede que se gostarem dela, poderão entrar em contato com “o papai e a mamãe”, e colocou seus telefones.
A cartinha já chegou até o comando da 2ª Cia da PM de Araucária. Sofia fez questão de entregá-la pessoalmente. “Minha filha sempre falava que queria ser policial, mas eu não dava muita atenção, até o dia em que fomos a um supermercado e lá tinha uma empresa fazendo fotos de crianças, dessas que depois vão na tua casa vender o álbum. A Sofia pediu pra tirar uma foto e eu deixei, achando que ela escolheria uma fantasia de princesa ou tantas outras de meninas que haviam. Me surpreendi quando ela escolheu justamente uma farda de polícia. E de tanto ela dizer que queria ser uma policial, embarquei no sonho dela e a ajudei a escrever a cartinha com seu currículo. Depois nós duas fomos lá na PM entregar. Sofia ficou emocionada e até ganhou um broche dos policiais. Em casa só ficava me perguntando se eles iriam contratá-la”, relatou a mãe.
Inspiração
O tenente Gantzel, comandante da 2ª Cia da PM de Araucária, disse que a cartinha da garotinha é uma inspiração para todos os policiais. “A carta da pequena Sofia é um prêmio para nós que somos policiais militares. Nos sentimos honrados em ver que servimos de inspiração para uma criança ainda tão jovem, que tem o sonho de ser policial, e que procura, de certa forma, dentre todas as dificuldades desse mundo, seguir um caminho melhor. Ficamos orgulhosos da nossa profissão e de sermos espelho para essas crianças”, comentou.
Visita
Na tarde desta terça-feira, 28 de setembro, uma equipe da PM foi até a casa da Sofia lhe fazer uma visita surpresa. A garotinha não conseguiu conter a emoção quando viu seus ídolos chegando. “Minha filha ficou muito feliz e agradeço aos policiais pelo carinho que tiveram com ela”, disse a mãe Selma.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1281 – 30/09/2021