Adiada a 2ª etapa da vacinação contra pólio
A vacina da gotinha deverá acontecer no dia 19 de setembro
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que estava prevista para o próximo dia 22, será realizada em 19 de setembro. A mudança foi anunciada na quinta-feira, dia 13, pelo Ministério da Saúde. Araucária seguiu a determinação e também alterou a data.

 

Segundo o MS, a mudança não comprometerá a saúde das crianças nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, realizada em 20 de junho. E o motivo do adiamento, informou, tem o objetivo de evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita da nova gripe.

Também deverá contribuir para que a vacinação ocorra num momento mais tranquilo, com os trabalhadores da área em condições de dar prioridade ao trabalho de imunização.

A orientação atende também o pedido de secretarias de Saúde dos estados mais afetados pelo aumento do atendimento a pacientes com sintomas de gripe, como é o caso do Paraná.

A vacina

Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses e, aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Para os menores de cinco anos, é recomendado que tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.

A vacina é distribuída gratuitamente nos centros de saúde do município. É importante que os pais não esqueçam de levar a carteirinha de vacinação da criança.