Alunos aprendem a montar uma empresa

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Desde o mês de abril os alunos do 1º e 2º do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Julio Szymanski estão participando de um programa educacional diferenciado, com aulas práticas sobre empreendedorismo. O trabalho é conduzido pela Junior Achievement, uma organização sem fins lucrativos que visa despertar nos jovens, ainda em idade escolar, uma visão prática do mundo dos negócios.

O grupo que participa do projeto é formado por 19 alunos do 1º e 2º anos, que tem como desafio concluir 15 jornadas semanais de muito trabalho. Na mini-empresa os jovens empreendedores são responsáveis pela escolha do produto a ser comercializado, venda de ações para conseguir o capital necessário para o empreendimento, organização da administração elegendo um presidente e os diretores de recursos humanos, produção, finanças, marketing e vendas, compra da matéria-prima, produção, venda, pagamento de salários e comissões e recolhimento de impostos. No final do programa os impostos recolhidos são doados a instituições e o lucro é distribuído entre os acionistas.

Mantido pela iniciativa privada, o programa conta com o trabalho voluntário de profissionais e executivos, os chamados advisers, que levam seus conhecimentos e experiências para a sala de aula. No projeto com os alunos do Szymanski os advisers são o diretor do Jornal O Popular Carlos do Valle e Edson Kern, da Volvo.

Eles têm como função principal levar aos alunos os mais modernos conceitos de administração e a compreensão da importância da função do empresário na sociedade.