Em Araucária, os alunos que fizeram a inscrição para o Exame Nacional do ensino Médio (Enem), farão prova no domingo, dia 26, das 13 às 18 horas, no Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski. No ano passado, 526 araucarienses se inscreveram e 289 fizeram a prova.

O MEC informa que os portões dos locais de prova serão fechados às 12h55, horário de Brasília, e recomenda que os candidatos tomem cuidado para evitar atrasos.

Mais de 3,5 milhões de participantes deverão fazer o exame, que está em sua décima edição. O estado com menor número de inscritos, 8.260, foi o Acre. São Paulo apresentou o maior número de inscrições: 1.008.487.

Em sua primeira edição, realizada em 1998, 157.221 pessoas se inscreveram para o Enem. O grande salto foi a implantação do ProUni, em 2004 quando o número de inscritos subiu para mais de 3 milhões. Em 2006, houve um recorde, com 3.742.827 inscritos.

O que é o Enem
O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.

O principal objetivo do Enem é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Desde a sua concepção, porém, o Exame foi pensado também como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe