O governador do Paraná, Beto Richa, e o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, empossaram na terça-feira, dia 31, no Museu Oscar Niemeyer (Auditório Potty Lazzarotto), os membros do Conselho Estadual da Cultura (Consec). Foram eleitos pela sociedade civil conselheiros setoriais, além de macrorregionais, escolhidos por representantes da cultura e conselheiros indicados pelo poder público.
Ao todo são 18 representantes da sociedade civil e outros 18 do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12, totalizando 36 conselheiros. A notícia é boa para o estado inteiro, mas Araucária deve se atentar ainda mais, afinal, Ana Paula Frazão, atual coordenadora da Casa das Palavras Brincantes, foi eleita pela sociedade civil, representante do segmento de teatro. “Fico muito feliz sendo eleita, mas também fico um pouco apreensiva, tenho a missão de representar uma classe, um estado”, comemora, ciente de sua responsabilidade.
Entre as atribuições do Consec estão fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, participar da formulação de políticas públicas na área, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, entre outras ações. “Temos a proposta de fazer um fórum de teatro para reunir a classe e discutir questões; já conversei com algumas pessoas que afirmaram que já existe um encontro nesse formato; temos muitas coisas para conversar: circulação, execução, pesquisas…”, completa. Para ela, o Consec é um importante passo para a organização da cultura do Estado: “Já vi muita coisa não funcionar, estamos caminhando para nos enquadrar no sistema nacional de cultura”, finaliza.