APAE Araucária se destaca em Festival de Arte
Na associação, alunos fazem aula de dança, teatro, capoeira, artes visuais e outras modalidades artísticas

Foi com o coração cheio de expectativa e alegria que alunos da APAE de Araucária subiram no palco e fizeram um lindo show no Festival Regional Nossa Arte. Organizado pelas Federações da APAE, o festival aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro em Rio Negro e reuniu 14 associações da região metropolitana sul do país. “Há dois anos os alunos já participaram de uma apresentação, para eles é maravilhoso, eles adoram fazer isso”, conta Cássia Petermann Benedicto, diretora da instituição da cidade. Depois de muito ensaio, Helton, Everton, Leda, Fábio, Célio, Leonardo, Edson, Clistiane, Leila, Ronaldo, Antonio e Rodrigo representaram a escola e a cidade no Festival e a conquista não poderia ser mais efetiva.

Sob direcionamento dos seus educadores, o grupo participou na modalidade dança folclórica com o tema Puxada de Rede com o professor responsável Solimar; e tango com o tema Tango do Clássico ao Moderno com a professora responsável Sandrinha; os artistas também participaram da modalidade do Teatro com a peça Cidade Azul. O destaque dessa apresentação, além da atuação excelente dos atores, é que todo o cenário foi elaborado e confeccionado na escola pela professora Sandrinha e alunos utilizando materiais reciclados. O sucesso foi tão grande, que o pessoal até voltou com premiações: a aluna Clistiane Shiarotti ficou com o 1º lugar em artes visuais e Fábio, Rodrigo e Leda ficaram com o 2º lugar no Tango.

Novas percepções
A arte traz benefícios para todos independente de credo, cor, idade e especificidades físicas ou psicológicas. “Ajuda na questão do comportamento, do desenvolvimento, eles se valorizam. Não é só o ato de se apresentar para alguém é que eles entendam o quanto são capacitados, principalmente por serem especiais”, comprova Cássia. Conforme ela afirma, várias atividades artísticas são desenvolvidas na escola que criam novas habilidades, desenvolvimentos e formas de expressão para os alunos.

Não pare
Porém, a ideia é não parar com as apresentações do festival e sim dar continuidade ao que o grupo desenvolveu nesse tempo. Nesse sábado, dia 10, por exemplo, os alunos da coreografia de tango irão se apresentar no Educar em um Show de Talentos. “Não queremos deixar guardado, queremos levar essas apresentações para outros lugares como escolas e empresas, assim as pessoas vão saber o que é a APAE”, finaliza a presidente. Quem tiver um espaço para essa galera talentosa se apresentar, basta entrar em contato com Cássia no telefone 3643-9239 para agendar o espetáculo, os artistas e o público agradecem.