Araucária PR, , 20°C

Fotos: Victor Amaral
Araucária fica com as pratas
Meninos arrebentaram os adversários dos dois primeiros jogos

As equipes masculinas de Araucária e do Círculo Militar/Dom Bosco entraram em quadra no domingo, dia 2, com campanhas semelhantes no 1º Grand Prix do Campeonato Paranaense de Voleibol. Com duas vitórias para cada, a decisão do título seria de quem vencesse a partida e, por 3 sets a 1, os adversários puderam gritar “é campeão”.
Araucária seguia com a base do ano passado e alguns reforços. O Círculo Militar/Dom Bosco estava com a equipe reformulada e bastante jovem. No primeiro set, essa jovialidade da equipe adversária foi preponderante para abrir vantagem e fechar em 25 a 21, com 27 minutos de partida. No segundo set, a equipe de Araucária voltou mais aguerrida e, com o ataque poderoso, não encontrou dificuldades para fechar em 25 a16, em 25 minutos.
No terceiro set parecia ter voltado o equilíbrio entre os titãs, com rallys emocionantes. Mas, da metade do set em diante, só deu Círculo, que fechou em 25 a 18, em 24 minutos. O quarto set foi o mais equilibrado, só que com placar ligeiramente favorável mais uma vez ao Círculo, com 25 a 23, em 30 minutos.
Com a vitória, Círculo Militar/Dom Bosco/PG assegurou o título do 1ºGP e já acumula 10 pontos no Campeonato. Araucária, mesmo derrotada, ficou com o vice e soma 7 pontos. Amavolei/Regina Mundi de Maringá ficou com a 3ª colocação e 5 pontos. E Cascavel ficou em 4º lugar, com 4 pontos.

Feminino
Situação parecida aconteceu na disputa feminina. Com a possibilidade de título para Paraná Clube e Araucária/Tuiuti, as duas equipes se enfrentaram na última partida. O título ficaria com Araucária em caso de vitória pelo placar de 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, mas qualquer outro resultado dava a vitória ao Paraná Clube. Deu 3 a 1, mas para o adversário.
Já nos primeiros rallys se comprovou a expectativa de que seria um jogo pegado, disputado no limite dos detalhes. O primeiro set seguiu equilibrado até o 17º ponto, quando a partida estava empatada. Mas a equipe do Paraná Clube fez uma sequência de bloqueios e abriu 21 a 17. Daí em diante foi administrar a vantagem para fechar em 25 a 22, em 27 minutos. No segundo set, as duas equipes mostraram porque estavam disputando o título e levantaram a torcida que compareceu ao Ginásio do Parque Cachoeira. Ao final, mais uma vez o Paraná Clube venceu, desta vez apertado: 29 a 27, em 37 minutos.
Com o título ganho, no terceiro set as atletas do Paraná Clube estavam desatentas em quadra, e a equipe de Araucária aproveitou isso para abrir distância no marcador logo no começo e manter o ritmo para fechar o set em 25 a 20, em 27 minutos. No quarto set mais uma vez deu Paraná Clube, 28 a 26, em 35 minutos.
Com a vitória, o Paraná Clube assegurou o título do 1ºGP e já acumula 10 pontos no Campeonato. Araucária, mesmo derrotada, ficou com o 2º lugar nos critérios de desempate, com 7 pontos. Amavolei/Regina Mundi de Maringá ficou com a 3ª colocação e acumula 5 pontos. Círculo Militar/Dom Bosco ficou em 4º lugar com 4 pontos.

Araucária fica com as pratas
Meninas se contorceram para tentar segurar as adversárias

Competição
Este foi o primeiro Grand Prix realizado em 2010, mas até o final do ano haverá mais quatro GPs. O próximo GP será realizado em Maringá, de 18 a 20 de junho, com a participação de Araucária, CMP/Dom Bosco e Amavolei, que disputam o feminino e masculino, e com a estreia na competição de Londrina no feminino e da segunda equipe de Maringá no masculino: Unifama/Colégio Nobel.
O 3º GP também será em Maringá, de 02 a 04 de julho. Na sequência, de 30 de julho a 1° de agosto, Curitiba deve sediar o 4º GP. O encerramento da fase classificatória do Campeonato Paranaense de Voleibol acontece de 20 a 22 de agosto em Cascavel com a disputa do 5º GP. O campeão estadual será conhecido em uma partida final, a ser realizada entre as duas melhores equipes na pontuação dos GPs em setembro.

Leia outras notícias