A trincheira também será o principal acesso à Refinaria residente Getúlio Vargas durante as obras de modernização da estatal

Uma ótima notícia para a população de Araucária veio ontem, dia 8, de Brasília: o viaduto sobre a Rodovia do Xisto que dá acesso à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) e ao Jardim Alvorada finalmente será construído. A informação é do próprio prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB), que, juntamente com o gerente geral da Repar, João Adolfo Oderich, estiveram na sede do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) para assinar o acordo.

Além de tornar o trânsito nas proximidades da Cocelpa mais seguro para os moradores do Jardim Alvorada, o viaduto se tornará o principal acesso à Refinaria, ordenando o tráfego dos veículos e pessoas que irão trabalhar nas obras do processo de modernização da Repar.

O novo viaduto deve consumir algo em torno de R$ 7 milhões, sendo que a obra será feita pelo DNIT, com recursos da Petrobrás e apoio de infra-estrutura da Prefeitura de Araucária.

“Sabemos do risco que correm os moradores da região, que precisam atravessar a Rodovia do Xisto todos os dias, além do grande fluxo de automóveis que por ali passam, por isso já estávamos há oito meses lutando para conseguir mais esta obra, que beneficiará a todos”, lembrou Olizandro.

“É uma obra importante para a cidade porque o viaduto trará mais segurança para todos, diminuindo o fluxo de movimento dos veículos que vêm ou vão para Curitiba”, ponderou o gerente geral da refinaria, João Adolfo Oderich.

Ainda segundo Oderich, a licitação para a obra será aberta nos próximos dias. “Se tudo correr bem, após os três meses de prazo para o processo licitatório, mais os nove meses de prazo para a execução, teremos a obra concluída em março do ano que vem”.

Quando soube que o viaduto finalmente sairia do papel, o morador do Jardim Alvorada, José Verbeck, ficou muito satisfeito. Ele considera que além de agilidade e segurança, a obra possibilitará o desenvolvimento da economia da região. “Fiquei muito feliz com a novidade, pois os pedestres não perderão mais tempo para cruzar a BR, que hoje é de mais de 15 minutos e os motoristas não precisarão andar mais de quatro quilômetros para fazer o contorno próximo à Repar para ter acesso à região”, comentou.

Além de Olizandro e Oderich, o vereador Pedro Ferreira de Lima (PDT) e o secretário de Obras Públicas, Conrado de Faria Albuquerque também acompanharam o prefeito na viagem a Brasília.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe