Alunos de escolas públicas e particulares de Araucária participarão de atividades

Pela segunda vez o Museu Tingüi-Cuera vai receber a programação da Semana Nacional de Museus, que acontecerá de 14 a 20 de maio, em comemoração ao Dia Internacional de Museus – 18 de maio.

Promovida pelo Governo Federal, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura, a mobilização este ano traz como tema Museus e Patrimô­nio Universal.

Desde a instituição da Política Nacional de Museus, em 2003, a Semana Nacional de Museus é comemorada em maio, em todo o Brasil. Os objetivos são destacar a função de comunicação do museu, apresentar o amplo significado de patrimônio material e imaterial, sensibilizar o participante para a questão de preservação patrimonial e despertar o interesse da comunidade pela arte.

Em Araucária, o evento será recebido numa parceria entre as secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação, através da Oficina de Arte.

No Museu Tingüi-Cuera serão desenvolvidas diversas atividades voltadas aos alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental de escolas públicas e particulares, como detalha a coordenadora do espaço, Dilma Kovalczyk. “Vamos exibir um filme com enfoque no tema patrimônio, depois as crianças farão uma visita ao acervo permanente e às exposições de arte. Por último os alunos participarão de um ateliê criativo, onde demonstrarão o que aprenderam, tudo isso monitorado por um ator que os ajudará a assimilar o conteúdo interpretando um personagem”.

O agendamento das visitas pode ser feito pelo telefone 3901-5037 (Museu Tingüi-Cuera) das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com Dilma ou Viviane. Transporte e lanche dos alunos ficarão por conta da escola.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe