Araucária pode ter até 6 candidatos a deputad

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Araucária pode ter até 6 candidatos a deputad    Araucária pode ter até 6 candidatos a deputad     Araucária pode ter até 6 candidatos a deputad  

Rosane tentará vaga na                Olizandro analisará cenário       Albanor testará Isac em 
Câmara Federal                             político antes da candidatura     2010, mas olhando para 2012
                                                                                                    

 Araucária pode ter até 6 candidatos a deputad    Araucária pode ter até 6 candidatos a deputad    Araucária pode ter até 6 candidatos a deputad
PDT quer que Clodoaldo saia,      Rui deve conversar com          Betão ventilou possibilidade 
mas ele não deve se arriscar      Albanor antes de tomar sua     de ser candidato, mas no    
                                                      decisão                                     fundo não quer
                                                                                                     

     
                                                     
                                                   

Estamos a dez meses das eleições e as conjecturações sobre os possíveis candidatos de Araucária a deputado já começaram. Bem, a boataria já se iniciou no ano passado, mas com o nascer do ano ela se intensificou. Hoje, são seis os possíveis candidatos a deputados por estas bandas. Rosane Ferreira (PV) e Olizandro José Ferreira (PSB), por exemplo, podem tentar uma vaga na Câmara Federal. Já Isac José Efraim Fialla (PSDB), Clodoaldo Pinto Jr. (PDT), Rui Sérgio Alves de Souza (PT) e Wilson Roberto David Mota (PPS) ameaçam tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Embora pareça ser farta a quantidade de pré-candidatos, não é possível ainda afirmar com certeza quais deles realmente disputarão as eleições. Isto porque esta escolha não depende só deles. É preciso toda uma articulação junto aos diretórios estaduais de seus partidos. Além disso, há políticos que se dizem pré-candidatos somente para tentar alavancar seu nome e, dependendo do caso, fazer acordos que os favoreçam junto ao grupo político dominante na cidade, seja lá qual for ele.

Dos seis nomes cogitados, a candidatura mais certa é a da deputada Rosane para a Câmara Federal. Isto porque a parlamentar já vem pavimentando seu nome em outras cidades paranaenses na tentativa de aumentar sua densidade eleitoral. Além disso, a reeleição dela para a Assembleia é complicada por conta de outros nomes de peso que devem se lançar pelo PV.

Por sua vez, Olizandro ainda não decidiu se vai para o embate ou se abraça com outro candidato indicado pelo vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. A decisão do ex-prefeito deve depender dos níveis de aprovação da atual administração no meio do ano. Caso Zezé continue com uma avaliação irregular de sua administração, Olizandro não deve sair candidato. Vai aguardar nos bastidores a disputa pela Prefeitura em 2012.

Dos postulantes a uma vaga na Assembleia, a candidatura mais certa é a do vice-prefeito, que deve ser o soldado da atual administração nas eleições. A decisão de Rui, comenta-se, ainda depende de conversas com o diretório estadual do PT e de um acerto de bastidores com o prefeito Albanor. Já Clodoaldo e Betão podem pintar como surpresas, mas o mais certo é que eles não encarem uma disputa apenas dois anos depois de terem conseguido se reeleger vereadores.

As possibilidades são essas. Nos resta agora aguardar as convenções do meio do ano, que é quando tudo se decide mesmo.

Fotos: Divulgação, arco Charneski, Carlos Poly e Carlos do Valle