Araucária PR, , 19°C

Araucária recebe mais uma “Dra” do Mais Médicos
A profissional já está atendendo os pacientes na unidade de saúde do Califórnia

O Programa Mais Médicos do Governo Federal tem como objetivo suprir o déficit de profissionais de medicina no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o pais. Araucária já havia sido contemplada com a vinda de sete médicos para atender nas unidades do município. Recentemente, mais uma profissional chegou a cidade para reforçar a equipe do programa na cidade.

A clínica geral Christiane M. F. Jacomini começou a atender na última terça-feira, dia 04, na unidade de saúde do Califórnia. O apoio da profissional já trará mudanças para os pacientes da unidade, já que a unidade oferecia atendimento médico somente até às 17 h e, com o aumento no efetivo, passará a ter atendimento médico até às 21 horas, de terça a sexta-feira.

A médica é brasileira, natural de Presidente Prudente. Formada pela Universidade do Oeste Paulista, diz que já se sente familiarizada com a Estratégia Saúde da Família, pois atuou nove anos nesse modelo de assistência. “Já tenho alguma experiência, então acho que não terei problemas. A maioria dos pacientes nem imagina que estou aqui pelo Programa Mais Médicos porque associam aos estrangeiros”, explica.

Pela mudança ser recente, poucos usuários têm conhecimento sobre a ampliação do horário de atendimento médico e quem já sabe garante que gostou da novidade. “Às vezes a gente deixa de buscar atendimento para não faltar ao trabalho. Assim vai facilitar muito a nossa vida”, opina a auxiliar administrativo Aline Feitosa. Em cada período de quatro horas de atendimento, a médica poderá realizar 12 consultas na unidade.

Equipe
A unidade de saúde do Califórnia tem em sua área de abrangência aproximadamente 14 mil pessoas. Seis médicos já faziam parte da equipe: três generalistas, dois pediatras e um ginecologista.

Sobre o programa
O Ministério da Saúde encarrega-se pelo repasse dos salários, sendo que a alimentação e a moradia são responsabilidades do município beneficiado. A diretora do Departamento de Atenção Básica de Araucária, Eliana Macedo de Oliveira Muniz, explica que este Programa possui relação entre custo x benefício interessante para os municípios.

“Com o subsídio do governo federal, a lotação destes profissionais nas unidades de saúde torna-se de baixo custo para o município. Sem levarmos em conta que a partir deste programa reduzimos significativamente nossas filas de espera por consultas médicas, retomamos as visitas domiciliares em áreas que antes não havia médicos para estratégia de saúde da família e ampliamos as atividades de educação em saúde através de grupos”, relata Eliana.

Programa Mais Médicos em Araucária

– 2 profissionais no Tupy
– 1 profissional na Lagoa Grande
– 1 profissional no Capinzal
– 1 profissional no Jardim Alvorada
– 1 profissional no Shangrilá
– 1 profissional no Califórnia
 

Leia outras notícias