Araucária PR, , 19°C

Araucária tem 3 casos confirmados de gripe A
Município vai continuar vacinando as pessoas na faixa de risco

Araucária já teve três casos confirmados de gripe A (H1N1) e 280 casos suspeitos, que necessitaram de tratamento com o anti-viral Tamiflu; mas até o momento, nenhuma morte foi registrada. Os dados são do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), referentes ao período de 24 de abril até a presente data.

De acordo com a Vigilância, Araucária apresenta estatísticas favoráveis em função de outros municípios, onde o número de casos é maior, inclusive com óbitos. “A própria cobertura da vacinação, que chegou a 93,64% nas faixas de risco, tem contribuído com esses índices. No entanto, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 100% da população, e por isso, o governo já disponibilizou mais doses para aplicar nas crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da área da saúde”, explicou o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Carlos Alberto Guimarães.

Ele comentou ainda que as vacinas começaram a ser distribuídas nas unidades de saúde hoje, dia 17, e que um novo lote deverá chegar em breve, para vacinar as crianças de 3 anos que frequentam as creches da cidade. “E importante lembrar que mesmo com receita médica, as pessoas que estão fora das faixas de risco, deverão se dirigir até a Regional da Saúde, em Curitiba, para receber a vacina”, explicou Carlos.

Ainda de acordo com o coordenador, o medicamento Tamiflu está disponível na rede privada de saúde e campanhas de prevenção têm sido realizadas em escolas, empresas e órgãos públicos. “O vírus da gripe não circula apenas em Araucária, por isso é necessário estar atento aos sintomas e buscar atendimento médico caso haja suspeita da doença. Quanto mais rápido o diagnóstico, menores as chances de agravamento”, disse.

Leia outras notícias