Araucária tem até doces para cachorros!
Julius usa o conhecimento pego na Nestlé para “adoçar” a vida dos cães 

Bombons, banana passa coberta com chocolate, wafer e ovinhos de páscoa. Guloseimas como essas fazem com que a imaginação vá até uma distribuidora de doces, um mercado ou algum lanchinho da tarde. No entanto, esses produtos pertencem a uma linha bem diferente de alimentos. Todos eles são feitos para cães. Isso mesmo! Para quem achava que os amigos caninos se satisfaziam apenas com ração, a empresa araucariense Vip Dog tem modificado esse conceito há quase dez anos com uma linha imensa de petiscos apetitosos para os melhores amigos do homem.

A ideia inovadora foi criada pelo chocolatier Julius Erwin Kaeser, de 63 anos. Depois de trabalhar durante duas décadas na fabricante de alimentos Nestlé, o aposentado decidiu implantar seus conhecimentos a respeito de chocolates em algo totalmente inovador. E conseguiu! De acordo com ele, a indústria de doces para cães foi fundada em dezembro de 2002 e, em pouco tempo, já fazia sucesso. “Como era algo diferente, deu certo. Hoje nós vendemos para o Brasil inteiro e já exportamos para a Colômbia”, conta.
 

Araucária tem até doces para cachorros!
A indústria já prepara os ovinhos para a Páscoa canina deste ano

Os produtos
Ainda que os consumidores principais sejam da família dos caninos, os quitutes apresentados pela empresa também agradam o paladar humano, pois são muito semelhantes aos chocolates comuns. No entanto, o senhor Julius explica que a receita utilizada para o preparo desses doces é bem distinta, já que coloca de lado os dois principais ingredientes presentes na receita de um chocolate normal. “O chocolate para cachorro não possui cacau nem açúcar, porque isso é prejudicial para a saúde do cão. O cacau possui uma substância tóxica chamada teobromina, que afeta o sistema nervoso do animal, e o açúcar provoca cáries, pode dar diabetes e acarretar outros problemas”, explica Julius.

Além de já contar com uma linha saudável de chocolates e wafers, o diretor adianta que este ano a empresa lançará biscoitos para cães. “Teremos bolachas doces sem açúcar, e também salgadas com pouquíssimo sal, porque, assim como faz mal para o ser humano, o sal também prejudica a saúde dos cães”, afirma.

Ainda que a indústria Vip Dog esteja localizada em Araucária, a distribuidora mais próxima encontra-se em Curitiba. Por isso, quem quiser presentear o melhor amigo com um dos doces preferidos do ser humano e já adiantar o ovo de páscoa para ele pode também aproveitar a oportunidade e levar o amiguinho para passear, deixá-lo colocar a cabeça para fora da janela do carro, por as patas no volante… Opa! Já tem doce para cachorro, mas habilitação ainda não!