As três judocas que representaram o município conquistaram medalhas
Gabrielle conquistou a prata nos 3.000 metros com obstáculos
Dizem que as dificuldades servem como impulso para que bons resultados sejam alcançados. Se isso serve para todos, ninguém sabe. No entanto, com certeza ajudou na performance dos atletas araucarienses nos Jogos Abertos do Paraná. Este ano, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, assim como as demais pastas da Prefeitura, passaram por problemas financeiros, o que afetou diretamente os atletas da cidade. Afinal, é muito difícil participar de grandes competições sem recursos para isso.
Mesmo assim, Araucária esteve presente em grandes eventos do estado como os Jogos Abertos do Paraná e, diferente do que era esperado, o grupo conseguiu um resultado melhor do que o obtido em 2012. “Ano passado nós tínhamos recursos e ficamos em 9º lugar. Este ano com o orçamento mais enxuto, conseguimos subir para a 8ª posição com 112 pontos”, comemora Idu Blaszczak, diretor geral da SMEL.
Com esse desempenho, Araucária deixou para trás 50 delegações como São José dos Pinhais, Guarapuava, Paranaguá e Apucarana. “Foi um excelente resultado e, por isso, agradecemos a todos os atletas que participaram, deram o seu melhor e conseguiram esse feito”, afirma Idu.
Alguns resultados
Para chegar à 8ª colocação, foram somados todos os pontos obtidos nas modalidades de karatê, judô, futebol, vôlei, ciclismo, natação, atletismo, futsal e basquete. Em cada um desses torneios, a cidade poderia conquistar entre nove e 21 pontos, dependendo de sua classificação final. No Karatê, por exemplo, Araucária conseguiu 21 pontos por ter chegado ao 1º lugar no masculino, e ficou com 18 pontos no feminino, no qual alcançou o vice-campeonato.
Já no Judô feminino, Araucária terminou na 7ª posição, conquistando 10 pontos e deixando outras seis delegações para trás. “Este ano, nós conseguimos três medalhas de bronze: a da Jacqueline Osana, a da Martineli Lima e a da Fernanda Siqueira”, conta o sensei Franciso de Souza. Segundo ele, essa participação foi excelente, já que as três garotas foram as únicas representantes do município na competição. “Esse resultado mostra que estamos, definitivamente, entre os melhores do estado”, garante.
Os Jogos Abertos do Paraná Divisão A aconteceram entre os dias 22 e 30 de novembro na cidade de Cascavel. O evento foi realizado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura da cidade anfitriã. Além disso, contou com o envolvimento de todas as Secretarias Municipais, com o apoio dos Escritórios Regionais do Esporte e com o patrocínio da Renault.