Representantes do Paraná no seminário internacional
O acadêmico de Pedagogia da Faneesp/Inseul, Moacir Tuleski participou do Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação-Interação Família-Escola-Comunidade, realizado em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 12 e 15 de outubro. O evento reuniu 500 mobilizadores do Brasil, representantes de diversos segmentos da sociedade, como professores, secretários municipais de Educação, líderes religiosos, lideranças comunitárias e sociais, e entidades de representação.
Tuleski participou a convite do MEC – Ministério da Educação e Cultura e representou Araucária no evento, que teve como objetivo a troca de experiências nacionais e estrangeiras sobre a importância da colaboração das famílias, da sociedade e do poder público na melhoria da qualidade da educação.
“Minha participação foi pelo fato de eu ser mobilizador desde 2007 no Paraná. Nesse tempo, só existiam dois mobilizadores no Estado, eu e uma professora de Londrina. Hoje o Paraná já tem alguns comitês de mobilização. Representei o Município como liderança comunitária”, diz Tuleski.
Segundo ele, quando a sociedade incorporar a educação como valor social e se mobilizar para que todos e cada um dos brasileiros tenham educação de qualidade, será possível responder a esses desafios. “Minha participação foi proveitosa e pude trazer muito material para socializar, como também aprendi novas maneiras de mobilizar a comunidade. Agora vamos nos preparar para participar da oficina de mobilizadores, que deverá ocorrer em Araucária entre os dias 29 e 30 de novembro, no espaço Zilda Arns da Repa’’, conclui.