Idu representou a Presidência da Federação Paranaense junto à arbitragem

O presidente da Liga Desportiva de Araucária, Idu Blaszczak, foi representante da Presidência da Federação Paranaense de Futebol (FPF) junto ao trio de arbitragem – formado pelo árbitro Heber Roberto Lopes e assistentes Ivan Carlos Bohn e Moisés Aparecido de Souza – que comandou a final do Campeonato Paranaense 2008, no último domingo, dia 4.

Idu é reconhecidamente apoiador do esporte no Município e há anos participa de atividades que buscam o desenvolvimento do futebol local. Ele foi escolhido pelo presidente da FPF Hélio Pereira Cury para fazer súmula e relatório do importante jogo e tomar medidas administrativas que fossem necessárias.

Partida
A final do Campeonato foi no Estádio Joaquim Américo, entre Coritiba e Atlético, dois grandes rivais paranaenses. O Coritiba levou a melhor e conquistou o 33º título Estadual de sua história. O Alviverde aproveitou bem a vantagem que construiu no primeiro jogo da final, quando venceu Atlético Paranaense por 2 x 0, no Estádio Couto Pereira. Com esse resultado, o Alviverde poderia perder por até um gol de diferença e foi o que aconteceu.

Mesmo com o apoio da sua torcida, o Atlético começou jogando melhor e marcou o primeiro gol logo aos 13 minutos com Netinho, cobrando falta na entrada da área. No segundo tempo o Furacão voltou pressionando e aos nove minutos fez o segundo gol com Marcelo Ramos para alívio da nação Rubro-negra. O placar já daria a vantagem de levar o jogo para prorrogação, mas aos 20 minutos Henrique Dias estragou a festa atleticana marcando 2 x 1 para o Coritiba. O resultado permaneceu inalterado até o final do jogo e o Coxa garantiu mais um título estadual.

Tranqüilidade
Apesar da competição acirrada comum aos clássicos de futebol, Idu diz que o Atletiba ocorreu sem grandes problemas de disciplina. “Os técnicos dos dois times (Ney Franco, do Atlético, e Dorival Júnior, do Coritiba) são tranqüilos e conseguiram passar esse espírito aos seus atletas”, comenta o representante da Presidência da Federação para a partida.

De acordo com Idu, o maior impasse aconteceu depois do jogo, quando o Atlético impediu a entrega da taça de campeão ao Coxa na Arena da Baixada. Ele explica que com isso o Rubro-negro quebrou o regulamento da competição. “O time deve ser denunciado ao tribunal esportivo”, diz. A premiação foi transferida para o Alto da Glória.