Araucária PR, , 20°C

Araucariense recebe reconhecimento internacional
Paulo conquistou seu diploma de caminhante em outubro de 2012

Recomendação médica. Es­se foi o motivo inicial para que o araucariense Paulo Roberto Rockenbach, de 56 anos, acordasse todas as manhãs para caminhar no Parque Cachoeira. O momento de exercício era muito bom, mas pouca gente tinha disposição para acordar às 6h a fim de acompanhá-lo e, por isso, o morador do bairro Sabiá decidiu procurar um exercício que pudesse ser feito em grupo. “Encontrei os Circuitos de Caminhadas da Natureza no site da AndaBrasil e, logo, comecei a participar com alguns amigos”, conta.

Em sua primeira participação, Paulo recebeu a Caderneta Internacional do Caminhante, com espaço para dez carimbos de eventos como aquele. “A caminhada que participamos foi tão legal, com um ambiente tão gostoso e lugares tão bonitos, que decidimos continuar e ir atrás dos dez carimbos para receber a certificação que vem da Europa”, conta.

Assim, ele e outros corajosos enfrentaram os Circuitos de Caminhadas da Natureza promovidos pela Confederação e completaram a primeira carteira com carimbos de eventos que aconteceram na região metropolitana de Curitiba, em outras regiões do Paraná e até fora do estado. “Cheguei a participar em uma cidade perto de União da Vitória, em Blumenau e em Jaraguá do Sul”, enumera.

No entanto, não é necessário viajar muito para completar a Caderneta, pois, só no Paraná, por exemplo, acontecem mais de 70 circuitos anuais, sendo que 17 deles pertencem à região metropolitana de Curitiba.

Esse é um dos motivos que facilitou a vida de Paulo e fez com que ele recebesse, rapidamente, seu reconhecimento. “Eu concluí a cartela em outubro do ano passado, e a enviei para a AndaBraslil. Eles receberam minha caderneta, copiaram e a enviaram pra Europa. Alguns dias depois, veio a autorização para emissão do meu certificado, que eu recebi junto com outra caderneta com espaço para 20 eventos”, comemora.

Por coincidência, Paulo recebeu a segunda cartela a tempo de conseguir o carimbo do Circuito Caminhos de Guajuvira, que acontece a dois anos em Araucária, onde ele já aproveitou para estrear o presente. “Recebi esse carimbo e já consegui mais um depois dele”.

Agora, o araucariense se prepara para completar essa segunda caderneta e incentiva seus conterrâneos a fazerem o mesmo. “Crescer no cenário internacional de caminhantes é um bom estímulo, mas o melhor mesmo é participar porque é saudável e gostoso”, garante.

Cadastro
Para conseguir a Caderneta Internacional do Caminhante, é necessário efetuar a inscrição em qualquer Caminhada da Natureza. Depois, com todos os espaços preenchidos, basta enviar a carteira para a entidade AndaBrasil na Av. Presidente Antônio Carlos 54/804 – Centro – Rio de Janeiro – RJ, CEP 20020-010. Mais informações nos sites www.andabrasil.com.br e www.emater.pr.gov.br.

Leia outras notícias