Araucária PR, , 20°C

Araucarienses na Meia Maratona RioMafra
Ana levou o 1º lugar em sua categoria e ocupou o 8º lugar geral

Percorrer 21 km não é tarefa para qualquer um, e conseguir uma excelente classificação em uma prova assim exige muito esforço até mesmo para profissionais. Mesmo com as dificuldades, três atletas araucarienses aceitaram o desafio. Enquanto centenas de pessoas participavam da Corrida Rústica de Aniversário da cidade no último dia 12, os três representavam Araucária na I Meia Maratona RioMafra.
A aventura começou bem antes do sol nascer, quando os corredores Ana Rocha, Renato de Lima e Mário Celso entraram no carro em direção ao município paranaense de Mafra.

Lá, eles encontraram cerca de 500 atletas de todo o Brasil que, assim como eles, tinham o objetivo de levar os troféus e os prêmios em dinheiro para casa.

A largada foi dada às 8h e os três atletas saíram confiantes e cuidadosos. “Os cinco primeiros quilômetros estavam cheios de subidas. Por isso, quem largou forte ficou sem fôlego para o final”, conta Ana. No entanto, ela afirma que esse problema não abalou os araucarienses. “A gente tinha estudado o percurso da prova, então largamos com cautela, não forçando muito no início”, lembra. Mesmo com “cautela”, Ana conseguiu ocupar o 8º lugar geral da prova a partir do 6º km e só aumentou o ritmo depois do 17º para manter também a colocação de 1º lugar na categoria 35/39 anos. “A partir dali, forcei mais para chegar tranquila e não ter problema de ninguém me pegar”, brinca.

Araucarienses na Meia Maratona RioMafra
Três atletas representaram Araucária na Competição

Distensão
Enquanto Ana se mantinha firme na corrida, Renato enfrentava problemas. “Distendi a coxa e tive que abandonar a prova”, lamenta. Por causa disso, o atleta está há quase duas semanas em repouso e precisará de várias sessões de Fisioterapia para se recuperar. “Agora estou me cuidando, mas depois do dia 1º de março já quero voltar aos treinos”, adianta. Segundo ele, essa volta precisa acontecer logo, porque dia 18 de março ele participará da 1ª etapa do Campeonato Adulto de Corrida de Rua de Curitiba. “E em junho já quero participar da meia maratona de Foz do Iguaçu”, anuncia.

Resultados
Com o Renato fora da prova, a responsabilidade de representar Araucária ficou nas costas da Ana e do Mário Celso, que não deixaram a desejar nos resultados. Enquanto ela segurou o primeiríssimo lugar em sua categoria, Mário também subiu no pódio na categoria 55/59 para receber o prêmio de 3º lugar. “Nós treinamos forte para esta prova desde o final do ano passado e alcançamos nosso objetivo”, afirma Ana.

Agora, de acordo com ela, a busca por resultados continua. “Com essa missão cumprida, vou tirar alguns dias para descansar, mas daqui a um mês já participo de outra meia maratona”, antecipa. Dessa vez, ela representará o Cesi Paraná em Florianópolis.

Lá e nas demais provas em que competir este ano, Ana espera que a população receba os atletas com a mesma educação que os habitantes de Mafra e Rio Negro demonstraram. “Eu corri 21 km nessa meia maratona e não ouvi nenhuma buzinada durante o percurso. Aliás, depois que virei o 17º quilômetro, um casal que ia atravessar a pé até parou e esperou eu passar para então atravessarem a rua. Fiquei impressionada”, recorda. Para ela, atitudes como essa são necessárias em cidades como Curitiba, onde “as pessoas gritam, buzinam e, se pudessem, passariam por cima de você”.

RESULTADOS
Ana Rocha
Categoria 35/39
1º lugar

Mário Celso da Cruz
Categoria 55/59
3º lugar

Leia outras notícias