Ás árvores vão continuar por lá!!!
A SMSA da cidade procura sempre preservar árvores sadias.

A construção de uma calçada e de uma ciclovia na Rua João Assef, no bairro Estação, tem causado discussões devido à preservação de três grandes árvores do local. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente decidiu que a ciclovia e a calçada deverão apenas contornar a vegetação, mas a decisão da Prefeitura não agradou a todos.

Alguns moradores como o senhor Walmir de Lima ficaram indignados. “Essa árvore não é frutífera e uma aroeira assim cresce em três anos. Era só plantar outra”, afirma. Segundo ele, manter as árvores prejudicará o crescimento do bairro e dificultará as obras. “Como é que vai ficar a ciclovia? Estava ficando muito bonito, mas agora vai ficar horrível”, reclama.

No entanto, enquanto alguns queriam ver as aroeiras no chão, outros ficaram muito felizes com a decisão da Prefeitura de manter o verde no local. “As árvores estão aí desde que eu nasci e deixam a rua muito mais bonita”, garante o senhor Alberto Gawleta, de 73 anos. Ele e todos os familiares que moram na via aprovaram a preservação e comemoraram o progresso do bairro. “Tenho certeza de que vai ficar muito bom. Melhor que isso, impossível!”, garante o aposentado.
 

Ás árvores vão continuar por lá!!!
Apenas as raízes superficiais foram cortadas

Motivos
De acordo com Tadeu Lukaski, diretor geral da Secretaria do Meio Ambiente, as árvores foram preservadas porque estavam sadias e não impediam a construção da ciclovia. “Nesses casos, nós sempre procuramos deixá-las, pois é muito melhor ter uma árvore bonita do jeito que está do que plantar uma pequena que pode ser danificada por vândalos”, explica.

O diretor também tranquiliza moradores como o senhor Walmir, que ficaram preocupados com o corte nas raízes superficiais das árvores. “Essas raízes são mais de nutrição do que de sustentação, e a árvore se regenera facilmente. Além disso, os engenheiros analisam cada árvore com muito cuidado para ter certeza de que tudo está ok”, garante.