Na semana passada, uma invasão de abelhas assustou comerciantes da região central de Araucária. Segundo eles, o enxame invadiu lojas e alguns tiveram que fechar as portas dos seus estabelecimentos, com medo de serem picados pelos insetos.

“As abelhas estavam enfurecidas e desnorteadas, parecia que alguém havia as espantado. Fechei a loja por quatro vezes com medo que as abelhas picassem alguém”, comentou uma comerciante.

Outra pessoa disse que as abelhas se concentravam nas sorveterias, lojas de doces, e assustavam as pessoas. “Tem gente que é alérgica a picada de abelha, e alguns ficaram assustados em ver tantas delas juntas”, pontuou.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) informou que não recebeu nenhuma reclamação de comerciantes sobre ataque de abelhas. No entanto, explicou que a invasão pode ter sido provocada pela derrubada de árvores nas redondezas ou pela existência de alguma colmeia nas proximidades.

A SMMA disse ainda que tem autonomia para intervir e descobrir o foco para retirar as abelhas se os imóveis envolvidos forem públicos. No caso de particulares, a secretaria orienta as pessoas a acionar a secretaria para receber orientações de como devem proceder. O fone para contato é o 3614-7489.